27ª Sessão Ordinária do 2º Período da 20ª Legislatura

A Câmara Municipal de Imperatriz realizou, na manhã desta terça-feira (21), a 27ª Sessão Ordinária do 2º Período da 20ª Legislatura, dando início ao expediente com discussões voltadas ao desenvolvimento econômico e social da cidade. Na abertura dos trabalhos, foram encaminhadas às comissões competentes matérias relevantes, entre elas o Projeto de Lei Ordinária nº 91/2025, de autoria do vereador Alcemir Costa (Podemos), que institui a Política Municipal de Saúde e Inclusão dos Catadores de Materiais Recicláveis em Imperatriz, regulamentando dispositivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Além disso, foram encaminhados outros projetos, como o Projeto de Lei Ordinária nº 97/2025, de autoria do vereador Berson do Posto Buriti (PP), que institui o Programa “Banco de Ração e Utensílios para Animais” no Município de Imperatriz. Também foi encaminhado o Projeto de Lei Ordinária nº 104/2025, de autoria do vereador Whallassy Oliveira (PT), que institui o Programa Municipal de Diretrizes para Proteção e Recuperação dos Riachos Urbanos.
Na pauta de honrarias, foram encaminhados os seguintes projetos: o Projeto de Decreto Legislativo nº 34/2025, de autoria do vereador Whallassy Oliveira (PT), que concede a Medalha do Mérito Legislativo Barão de Coroatá à senhora Érika Ferreira Tourinho, o Projeto de Decreto Legislativo nº 38/2025, de autoria do vereador Jhony Pan (PSD), que outorga o Título de Cidadão Imperatrizense ao senhor Thiago Alves de Sousa, o Projeto de Decreto Legislativo nº 39/2025, de autoria do vereador Sargento Adriano (Republicanos), que concede a Medalha do Mérito Legislativo Barão de Coroatá ao senhor Astrogildo Leite Sena.
Além disso, foram encaminhados o Projeto de Decreto Legislativo nº 40/2025, de autoria do vereador Whallassy Oliveira (PT), que outorga o Título de Cidadão Imperatrizense ao senhor Evaldo Lima Sousa, o Projeto de Decreto Legislativo nº 41/2025, de autoria do vereador Berson do Posto Buriti (PP), que concede a Medalha do Mérito Legislativo Barão de Coroatá ao senhor Antônio Alves dos Santos. Também o Projeto de Decreto Legislativo nº 42/2025, também de autoria do vereador Berson do Posto Buriti (PP), que concede a mesma honraria ao senhor Rodrigo Ramos Massensini, e o Projeto de Decreto Legislativo nº 44/2025, de autoria do vereador Fidelis Uchôa (Agir), que outorga o Título de Cidadão Imperatrizense ao senhor Eduardo Macagnan.
Nas indicações, o vereador Francisco Messias (PDT) solicitou ao gestor municipal que seja realizada, com a máxima urgência, a pavimentação asfáltica de um trecho da Rua 5, situado entre as ruas Rui Barbosa e Silvino Santos, no bairro Imigrantes, próximo à Praça do Planalto, na Avenida Imperatriz.
Já o vereador Jhony Pan (PSD) solicitou a realização de parceria para pavimentação asfáltica, com drenagem, meios-fios e sarjetas, da Rua C-14, no perímetro entre as avenidas Liberdade e Tropical Norte, no bairro Vila Ipiranga. Por sua vez, o vereador Rodrigo Brasmar (PSDB) pediu a construção de um espaço público destinado à prática de som automotivo e manobras com motocicletas, conhecido popularmente como “grau”.
Seguindo em infraestrutura, o vereador Fidelis Uchôa (Agir) indicou a pavimentação asfáltica das ruas Tancredo Neves, Santana, São Francisco e Ulisses Guimarães, em todas as suas extensões, na Vila Chico do Rádio. A vereadora Jorgiana da Boca da Mata (PL) solicitou a realização de vistoria técnica para diagnóstico e proposição de medidas urgentes de regulamentação, disciplina e fiscalização do trânsito e estacionamento nas seguintes vias: Rua 9, no bairro Parque São José; Avenida Industrial; e ruas Quintino Bocaiúva e Petrônio Portela, no bairro Bom Sucesso.
Encerrando as indicações, o vereador Alberto Sousa (PDT) solicitou que sejam adotadas as devidas providências para viabilizar a construção de um posto policial no Residencial Canto da Serra, com funcionamento permanente, contando com viatura e efetivo policial fixo. Já o vereador Alcemir Costa (Podemos) indicou a realização de parceria para execução de obra de pavimentação em bloquetes, com drenagem profunda, esgotamento sanitário, instalação de meios-fios e sarjetas na Rua dos Trabalhadores, entre as ruas Carlos Drummond de Andrade e Elvino Santos, no bairro Parque Planalto.
Na ordem do dia, foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 73/2025, de autoria do vereador Alcemir Costa (Podemos), que institui o Dia Municipal do Evangelismo no calendário oficial do Município de Imperatriz.