22ª Sessão Ordinária do 2º Período da 20ª Legislatura

A Câmara Municipal de Imperatriz realizou, na manhã desta quinta-feira (2), a 22ª Sessão Ordinária do 2º Período da 20ª Legislatura, última da semana. A sessão contou com a discussão de indicações voltadas ao desenvolvimento dos serviços públicos na cidade, além do encaminhamento de matérias que seguirão para apreciação e votação nas próximas semanas.
Entre os projetos encaminhados às comissões competentes, está o Projeto de Lei Ordinária nº 84/2025, de autoria do vereador Alberto Sousa (PDT), que dispõe sobre a obrigatoriedade de identificação do remetente em quaisquer envios de correspondência, presentes e produtos alimentícios no âmbito do município. Também foi encaminhado o Projeto de Lei Ordinária nº 93/2025, da vereadora Jorgiana da Boca da Mata (PL), que institui a Política Municipal de Conscientização e Atenção Integral à Saúde das Mulheres no Climatério e na Menopausa.
Além disso, foram encaminhados projetos de Decreto Legislativo, como o nº 36/2025 e o nº 37/2025, ambos de autoria do vereador Francisco Messias (PDT), que concedem a Medalha do Mérito Legislativo “Barão de Coroatá” às senhoras Perla Risette Alves Lima e Cleomar Conceição da Silva, respectivamente.
As indicações aprovadas tiveram foco na infraestrutura, mobilidade urbana, lazer e assistência social. A vereadora Raymara Lima (PSD) pediu a pavimentação asfáltica ou bloqueteamento das ruas Trindade, 11 de setembro, Arame, Rua 1 e Rua Liberato Barroso, no Parque Anhanguera. Também voltada à infraestrutura, a indicação do vereador Mesaac Cirqueira (Avante) pediu iluminação pública em LED e pavimentação com drenagem profunda nas ruas 35 e 37, no bairro Itamar Guará.
No mesmo sentido, o vereador Alcemir Costa (Podemos) indicou obras de bloqueteamento, drenagem e esgotamento sanitário na Rua Manaus (Rua Y), no Parque das Palmeiras. Já a vereadora Renata Morena (PRD), em conjunto com o vereador Wanderson Manchinha (MDB), apresentou proposta para a criação do Espaço do Feirante no Recanto Universitário. O vereador Francisco Messias (PDT) solicitou ainda a implantação urgente de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no povoado Lagoa Verde.
Em segurança viária, o vereador Alberto Sousa (PDT) indicou a recuperação asfáltica e implantação de sinalização horizontal e vertical na Rua Rio Grande do Sul, no Maranhão Novo. Já na área de lazer, o vereador Rodrigo Brasmar (PSDB) pediu a construção de uma área de lazer no Residencial Cidade Jardim.
Na ordem do dia, foram votados e aprovados os Projetos de Decreto Legislativo nº 31/2025 e nº 32/2025, ambos de autoria do vereador Rodrigo Brasmar (PSDB), que concedem a Medalha do Mérito Legislativo “Barão de Coroatá” ao senhor Carlos Augusto Pires Brandão e ao senhor Hugo Leonardo Abas Frazão.