22ª Sessão Ordinária do 1º Período da 20ª Legislatura

Confira o resumo das matérias aprovadas na sessão desta manhã

A Câmara Municipal de Imperatriz realizou, na manhã desta terça-feira (8), a 22ª Sessão Ordinária do 1º Período da 20ª Legislatura. A pauta da reunião foi marcada pela votação de indicações voltadas à melhoria da infraestrutura urbana e à tramitação de projetos de lei do Poder Executivo.


Entre os destaques, está a indicação nº 366/2025, de autoria do vereador Whalassy Oliveira (PT), que solicita ao gestor municipal e ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos o asfaltamento ou bloqueteamento da Rua Argentina, no trecho entre as Travessas Porto Rico e Nicarágua, no bairro Jardim América.


O parlamentar justificou a proposta destacando o abandono da via e os prejuízos à mobilidade dos moradores. “Sempre com urgência, como destacamos aqui, porque o direito de ir e vir das pessoas está interrompido. Essa indicação chegou até nós porque a rua está praticamente intrafegável. É urgente, e eu espero que seja atendida”, afirmou.


Também foram encaminhados para análise das comissões competentes dois Projetos de Lei Ordinária de autoria do Poder Executivo. O PL Nº 3/2025 que trata da prorrogação da vigência do Plano Municipal de Educação, enquanto o PL Nº 4/2025 propõe a denominação da Escola Municipal de Educação Infantil como Maria Darcy Costa Coelho.


Os debates destacaram preocupações específicas em diferentes regiões da cidade. A indicação nº 122/2025, de autoria do vereador Berson Post. Buriti (PP), solicita a realização de operação tapa-buracos nas ruas Um, Dois, Três, Sete e Coriolano Milhomem, em todas as suas extensões, além da Rua Quatro, entre a General Gurjão e a Osvaldo Cruz, no bairro Bacuri.


Já a indicação nº 185/2025, do vereador Francisco Messias (PDT), solicita parceria com o deputado federal Josivaldo dos Santos Melo (JP), o gestor municipal e a Secretaria de Infraestrutura para o empiçarramento da via principal do povoado Cacauzinho, na zona rural de Imperatriz.


Segundo o parlamentar, a precariedade do acesso está impedindo o transporte escolar e o escoamento da produção da agricultura familiar.

A indicação nº 332/2025, do vereador Jhony Pan (PSD), solicita o bloqueteamento ou pavimentação asfáltica da Rua Abaeté, entre a Rua Hermes da Fonseca e a Avenida Pedro Neiva de Santana, no bairro Vila Redenção II. A proposta recebeu apoio de vários vereadores.


A vereadora Terezinha Soares (Podemos) também apresentou a indicação nº 338/2025, solicitando, em caráter de urgência, a recuperação e pavimentação da Rua 10, no bairro Imigrantes.A vereadora Jorgiana Boca da Mata (PL) propôs, por meio da indicação nº 344/2025, a pavimentação asfáltica ou bloqueteamento, com drenagem adequada, das ruas 4, 5, H e B, no bairro Vila Ipiranga. Ela destacou que todas as vias da localidade estão em situação crítica. A vereadora Rosângela Curado (PL) e o vereador Mesaac Cirqueira (Avante) subscreveram a matéria.


Ainda na área de infraestrutura, a vereadora Raymara Lima (PSD) apresentou a indicação nº 349/2025 solicitando a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) do povoado Lagoa Verde. Ela destacou que a distância da comunidade em relação à zona urbana já justifica a urgência da intervenção. A indicação foi apoiada por diversos parlamentares, entre eles Adhemar Freitas Jr (MDB), Wanderson Manchinha (MDB), Alberto Sousa (PDT), Terezinha Soares (Podemos) e Rosângela Curado (PL).


O vereador Alcemir Costa (Podemos) apresentou a indicação nº 369/2025, solicitando um estudo técnico para a instalação de um semáforo no cruzamento da Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa com a Rua Duque de Caxias, no bairro Vila Lobão. A proposta foi subscrita pelos vereadores Francisco Messias (PDT) e Mesaac Cirqueira (Avante).


Alberto Sousa (PDT) também apresentou a indicação nº 372/2025, solicitando operação tapa-buracos na Rua Frei Caneca e asfaltamento ou bloqueteamento das ruas Juscelino Kubitschek, Padre Anchieta e Avenida Tiradentes, no bairro Parque São José.


Por fim, a vereadora Rosângela Curado (PL) apresentou a indicação nº 373/2025, direcionada ao senador Weverton Rocha e ao deputado federal Josivaldo dos Santos Melo (JP), solicitando apoio para destinação de recursos do Governo Federal para a construção do Hospital Universitário no campus da UFMA em Imperatriz, além de um ambulatório especializado. A iniciativa recebeu apoio de diversos vereadores e foi considerada estratégica para o fortalecimento da saúde pública e da formação de profissionais da área na cidade.


  • 08/04/2025
  • Departamento de Comunicação Social
  • Wallisson Santos