Vereadores aprovam convocação do Presidente do Conselho Municipal de Educação para prestar esclarecimentos sobre eleição de gestores
Durante o uso da Tribuna, nesta quarta-feira (4), o vereador Célio Henrique (PTB) solicitou a convocação do presidente do Conselho Municipal de Educação. O pedido foi encaminhado à Comissão de Educação da Câmara, em razão de denúncias sobre irregularidades no processo eleitoral para a escolha dos novos gestores das escolas do município. Célio Henrique reforçou o pedido com base na função fiscalizatória da Câmara Municipal, conforme prevê a legislação, que deve supervisionar todo o processo eleitoral de escolha dos diretores das escolas da cidade.
O estopim da denúncia foi a candidatura da atual secretária de Educação, Cleomar Conceição da Silva, ao cargo de direção escolar. O edital de seleção estabelece que a Secretaria de Educação é o órgão responsável por empossar os diretores eleitos, o que gera desconfiança sobre a legitimidade da eleição, especialmente considerando que outros servidores da pasta também se candidataram.
“Eu quero encaminhar a casa que se forme uma comissão para esse processo eleitoral, porque nós não podemos deixar passar em branco essa situação, tendo em vista que professores e gestores se sentem acuados”, protestou o vereador.
O parlamentar também destacou que irá solicitar formalmente ao Ministério Público a fiscalização e suspensão do pleito, uma vez que o Conselho Municipal de Educação não tem atendido ao pedido dos professores para garantir maior transparência na eleição. “É inadmissível ver gestores no fim de mandato utilizando a força do cargo para conseguir um novo mandato de diretor escolar, com salários elevados”, afirmou Célio Henrique.
O tema foi debatido entre os vereadores e encaminhado à Comissão de Educação. Após as deliberações, foi aprovada a convocação do presidente do Conselho Municipal de Educação e da Comissão Eleitoral, responsável pela organização do processo eleitoral. A eleição dos novos gestores das escolas municipais está prevista para ocorrer no dia 12, na zona urbana, e no dia 13, na zona rural.