Semana Nacional e Municipal da Família é tema de reflexão na Tribuna Popular da Câmara de Imperatriz

A Semana Nacional e Municipal da Família foi tema central de uma Tribuna Popular realizada na manhã desta quarta-feira (13), na Câmara Municipal de Imperatriz, a pedido do vereador Aurélio Gomes (PT). O espaço foi utilizado por representantes da Pastoral da Família da Diocese de Imperatriz, incluindo o padre Edimar, da Paróquia Santa Tereza D’Ávila, o padre Eduardo, da Paróquia Santo Antônio, e os membros da comunidade católica Humberto e Edivânia.
O padre Eduardo destacou que a Semana da Família, instituída por um projeto de lei de 2007 do ex-vereador Pedro Gomes, é um momento essencial para refletir sobre a importância da instituição familiar. “Enquanto igreja nós nos mobilizamos para que cada cidadão possa ter esta consciência de que você é família e deve lutar pelo bem comum. Nada melhor do que estar na casa do povo e levar esta consciência”, afirmou.
O casal Humberto e Edivania ressaltou o papel da fé no cuidado e fortalecimento familiar, apontando desafios contemporâneos como crises sociais e problemas cotidianos que afetam as famílias, mas que podem ser superados com união e espiritualidade.
Encerrando as falas, o padre Edimar reforçou a importância de levar o debate sobre família a espaços públicos, envolvendo autoridades e setores sociais. Ele ressaltou que o desafio atual é adaptar-se às mudanças da sociedade sem perder valores fundamentais como os direitos familiares.
O vereador Aurélio Gomes parabenizou os participantes e refletiu sobre dilemas atuais como depressão e ansiedade, destacando que a valorização da família é um pilar na construção de uma sociedade mais saudável e unida. Segundo ele, a Câmara cumpre seu papel ao promover espaços de debate que incentivem a inclusão e o fortalecimento dos valores éticos e culturais de Imperatriz.