Câmara faz indicação para implantação de Telemedicina para idosos por consulta virtual no período de pandemia

Nesta terça, 02, por videoconferência, foi aprovada indicação de atendimento de telemedicina, para idosos, durante o período de pandemia de Covid 19, a fim de preservar tanto a saúde dos profissionais da área, quanto dos pacientes idosos, principal grupo de risco. A indicação é da vereadora Maura Barroso

De acordo com a vereadora, essa é uma forma encontrada pelos serviços de saúde para atender os idosos em casa.

A disponibilização dos serviços públicos geriátricos e outros, por meio da internet, principalmente nesse período de pandemia do coronavírus, é a saída para que os idosos, maior grupo de risco, tenha um atendimento mais rápido e que os preserve de contaminações e exposição ao vírus, evitando assim o deslocamento de casa para a realização de consultas externas.

“Em muitos lugares já existe a telemedicina, cidades pequenas, e aqui temos toda a condição de ser implantado, não só agora, mas de forma permanente. A maioria não tem como se locomover, tem doenças crônicas e muitos foram contaminados no local. Esse modelo não tem custo alto, facilita a prevenção e evita a morte para a maioria. 80% das vítimas de coronavírus são idosos e precisam ser atendidos remotamente, em seus domicílios”, disse Maura.

A indicação foi aprovada por unanimidade, subscrita pela maioria dos vereadores e segue para sanção do executivo.

• 02/06/2020
  • Fábio Barbosa