Maura Barroso solicita implantação de um Centro Integrado de Saúde do Idoso em Imperatriz

No Dia Nacional do Idoso a vereadora destaca os 16 anos do Estatuto do Idoso e diz que cumprir a lei ainda é um desafio

Em sessão ordinária realizada na manhã desta terça (1º), a vereadora Maura Barroso (PROS), que tem a política de proteção ao idoso como uma de suas principais bandeiras, apresentou indicação, em que solicita do Estado e do Município uma parceria, no sentido de que seja implantado um Centro Integrado de Saúde do Idoso em Imperatriz.

Na justificativa da vereadora, a unidade de saúde tem como objetivo o atendimento diário aos idosos, com avaliação multidimensional por equipe interdisciplinar, visando à manutenção e recuperação da saúde física, mental e funcional. “Muitas famílias não tem como pagar um cuidador e o centro oferece tudo que o idoso precisa para ser cuidado de forma digna e envelhecer com qualidade de vida,” destacou a parlamentar.

Maura Barroso, que já esteve em São Luís fazendo a solicitação pessoalmente ao governador, explicou: “com a criação desse centro poderemos dar atenção técnica e especial aos idosos, que muitas vezes não dispõem de um profissional adequado ao seu problema, sendo forçado a tomar medidas em busca de atenção em outros estados, e por fim, o agravamento da saúde”.

A proposição Nº 337/2019 foi aprovada por unanimidade no plenário da Câmara Municipal.

DIA NACIONAL DO IDOSO:

O pedido da vereadora coincidiu com a data (1º de outubro), em que se comemora o dia Nacional do Idoso e o Dia Internacional da Terceira Idade. Na mesma ocasião, Maura usou a tribuna da casa para destacar os 16 anos do Estatuto do Idoso. .”É no Estatuto que encontramos a principal lei de defesa dos direitos do idoso, mas cumprir a lei ainda é um desafio; por isso precisamos lutar para que esses direitos sejam de fato assegurados conforme está escrito no seu Artigo 3º: “É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária”.

Ainda na sessão de ontem (1º), a vereadora que também é presidente municipal do Pros, apresentou projeto de lei Nº 38, de 30/09/2019, que dispõe sobre a instituição do Dia Municipal do Idoso em Imperatriz. Após sua apresentação, o projeto foi encaminhado às comissões para emissão de pareceres.

• 01/10/2019
  • divulgação