Câmara sedia Tribuna Popular em alusão ao Dia do Nutricionista e ao Agosto Dourado

A Câmara de Imperatriz promoveu, na manhã desta sexta-feira (21), uma Tribuna Popular em referência ao Dia do Nutricionista e ao Agosto Dourado. A tribuna foi solicitada pela vereadora Raymara Lima (PSD), que também é nutricionista, e ressaltou a relevância das temáticas para a sociedade.
No primeiro momento, a coordenadora do Banco de Leite da Maternidade de Alto Risco de Imperatriz, Fabiana Galeno, destacou a importância da unidade, que integra os 227 bancos de leite do Brasil. Em 24 anos de atuação, o banco já contou com 10 mil doadoras, arrecadando cerca de 10 mil litros de leite materno, além de realizar 28 mil visitas domiciliares e beneficiar aproximadamente 15 mil recém-nascidos em UTIs neonatais.
“Conseguimos arrecadar mensalmente em torno de 40 litros de leite, mas a necessidade seria de 180 litros. Nosso déficit ainda é enorme”, alertou Fabiana, reforçando a necessidade de ampliar a conscientização sobre o aleitamento materno.
Na sequência, a nutricionista Neuza Oliveira Araújo destacou o papel fundamental do nutricionista na sociedade, cuidando da prevenção de doenças e na promoção de qualidade de vida. Ela relembrou sua trajetória como a primeira nutricionista da cidade e os desafios enfrentados para abrir caminhos à profissão em Imperatriz.
A coordenadora do Conselho Regional de Nutrição, Uli Capete, também fez uso da tribuna, agradecendo o espaço de diálogo e destacando os avanços da categoria. “Tivemos um grande progresso recentemente, como a obrigatoriedade de rotulagem em alimentos industrializados com alto teor de gordura saturada e açúcares. Essa é uma vitória para a saúde da população e para a atuação dos nutricionistas”, afirmou.
A tribuna reforçou a importância de valorizar e reconhecer a atuação dos nutricionistas como parte essencial das políticas públicas de saúde. Além disso, destacou a urgência de ampliar os investimentos em programas de aleitamento materno no município, promovendo mais saúde, dignidade e qualidade de vida para a população.