25ª Sessão Ordinária do 2º Período da 20ª Legislatura

Confira o resumo das matérias aprovadas na sessão desta manhã

A Câmara Municipal de Imperatriz realizou, na manhã desta terça-feira (14), a 25ª Sessão Ordinária do 2º Período da 20ª Legislatura, com discussão das matérias essenciais para o desenvolvimento social e econômico do município. No início da sessão, foi realizada a Tribuna Popular com o escritor Cristiano Gomes da Silva, que apresentou seu livro “Poesias da Minha História”.

Foram encaminhadas às comissões competentes as matérias em tramitação, como o Projeto de Lei Ordinária nº 96/2025, de autoria do vereador Rubinho (Mobiliza), que altera o nome da Praça “Conjunto Vitória” para “Praça Professora Raimunda Neres de Santana”.

Nas indicações, os parlamentares apresentaram solicitações em diversas áreas da cidade. O vereador Whallassy Oliveira (PT) pediu a manutenção e recuperação asfáltica da Rua Sergipe, especialmente no trecho da esquina com a Rua Tamandaré, próximo à antiga rodoviária. O vereador Berson do Posto Buriti (PP) solicitou a aquisição do terreno onde se encontra o campo de futebol Arena Cafeteira, conhecido como “Campo do Merdinha”, no bairro Vila Cafeteira, para destinação a área esportiva. O vereador Rodrigo Brasmar (PSDB) indicou a execução de pavimentação asfáltica ou bloqueteamento na Rua Esperança, no Bairro Mutirão.

O vereador Alcemir Costa (Podemos) solicitou parceria para obras de bloqueteamento, drenagem profunda, esgotamento sanitário e instalação de meios-fios e sarjetas na Rua B, entre as ruas Jabaquara e Sálvio Dino, no Bairro Vila Redenção II. Já o vereador Alberto Sousa (PDT) pediu a implantação de um serviço de entrega domiciliar gratuita de medicamentos para pessoas enfermas ou com mobilidade reduzida cadastradas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O vereador Rubinho (Mobiliza) indicou a pavimentação das ruas Balsas, Porto Franco, Bom Jesus e Açailândia, no bairro Habitar Brasil. O vereador Francisco Messias (PDT) solicitou, com urgência, a construção de um campo de futebol no Povoado São José da Matança, na Estrada do Arroz, zona rural de Imperatriz. A vereadora Jorgiana da Boca da Mata (PL) pediu serviço de tapa-buracos na Avenida Industrial, entre a Rua Frei Epifânio D’Abadia e a Avenida Santa Rita, no bairro Bom Sucesso.

O vereador Mesaac Cirqueira (Avante) solicitou parceria para instalação de iluminação pública em LED, pavimentação asfáltica ou bloqueteamento, com drenagem profunda, meios-fios e sarjetas na Rua do Campo, do início da Av. Bayma Júnior até a Rua Principal, no acesso ao Cemitério Campo Verde, bairro Lagoa Verde (Vila Chico do Rádio). Encerrando as indicações, a vereadora Raymara Lima (PSD) pediu a instalação de sistema de videomonitoramento em todo o Residencial Canto da Serra, no bairro Ouro Verde.

Na ordem do dia, foram aprovadas diversas honrarias. O Projeto de Decreto Legislativo nº 26/2025, de autoria do vereador Sgt. Adriano (Republicanos), concedeu a Medalha do Mérito Legislativo – Barão de Coroatá ao Sr. Rayson Santos Sousa. O Projeto de Decreto Legislativo nº 33/2025, do vereador Whallassy Oliveira (PT), outorgou o Título de Cidadã Imperatrizense à Sra. Maria Zenilda Lira do Rêgo. O Projeto de Decreto Legislativo nº 36/2025 e o nº 37/2025, ambos de autoria do vereador Francisco Messias (PDT), concederam a Medalha do Mérito Legislativo – Barão de Coroatá às Sras. Perla Risette Alves Lima e Cleomar Conceição da Silva, respectivamente.

Além das honrarias, foi aprovada a Proposta de Emenda à Lei Orgânica nº 1/2025, ampliando o prazo da licença-paternidade aos servidores públicos municipais. Também foi discutido e aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 55/2025, que cria o Senso Municipal da Pessoa com Deficiência física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial ou de saúde mental, além de pessoas com mobilidade reduzida e doenças raras.

 


  • 14/10/2025
  • Huerbert Dias
  • Wallisson Santos