1º Sessão Ordinária do 2º Período da 20ª Legislatura

Confira o resumo das matérias aprovadas na sessão desta manhã

A Câmara Municipal de Imperatriz realizou, na manhã desta quarta-feira (6), a 1ª Sessão Ordinária do 2º Período da 20ª Legislatura. Os vereadores retomaram as atividades em plenário com a discussão de propostas voltadas à infraestrutura urbana, segurança viária, mobilidade, educação, lazer e meio ambiente. Durante a sessão, após a leitura do expediente do dia, foram encaminhados às comissões competentes os projetos em tramitação para análise e emissão de parecer.

Entre as matérias apresentadas, destacam-se os Projetos de autoria do Poder Executivo. Foi encaminhado o Projeto de Lei Complementar que cria o Fundo Municipal de Proteção e Defesa Civil (FUMPEC), o Projeto de Lei Complementar que altera a Lei nº 004/2015, sobre a criação do Conselho Municipal da Cidade de Imperatriz, e o Projeto de Lei Ordinária que dispõe sobre o Plano Plurianual do Município de Imperatriz para o quadriênio 2026-2029.

Os parlamentares também apresentaram diversas indicações voltadas à melhoria dos serviços públicos municipais. A vereadora Jorgiana Boca da Mata (PL) solicitou a pavimentação asfáltica com drenagem, sarjetas e guias para a Avenida São João, no bairro Cinco Irmãos. O vereador Whallassy Oliveira (PT) indicou a limpeza e manutenção da feira do bairro Recanto Universitário.

A vereadora Raymara Lima (PSD) solicitou a criação de novos pontos de integração do transporte coletivo, buscando descentralizar e melhorar o fluxo do sistema urbano. Já o vereador Wanderson Manchinha (MDB) pediu a reforma da Escola Municipal Leôncio Pires Dourado, no bairro Juçara, enquanto a vereadora Terezinha Soares (Podemos) sugeriu a construção de uma praça pública no povoado Nova Bacaba, localizado na Estrada do Arroz.

O vereador Jhony Pan (PSD) solicitou parceria com deputados federais, estaduais e com o Executivo Municipal para viabilizar a pavimentação da Riva Leste-Oeste 11, no bairro Teotônio Vilela I. O vereador Adhemar Freitas Jr. (MDB) propôs a inclusão de um mirante na revitalização da Avenida Beira Rio. Berson do Posto (PP) pediu o recapeamento da Rua Gregório de Matos, no bairro Bacuri.

Também foram apresentadas indicações do vereador Rubinho Lima (Mobiliza), solicitando a construção de faixa de pedestres elevada com sinalização e barreiras físicas na BR-010, no perímetro do Grande Vitória, e do vereador Alberto Sousa (PDT), que sugeriu a pavimentação da Rua 10 de Outubro, entre a Avenida Liberdade e a Rua Euclides da Cunha, no bairro Jardim São Luís.

Encerrando as indicações, o vereador Francisco Messias (PDT) pediu a reativação do posto policial do povoado Petrolina, na Estrada do Arroz. A primeira sessão ordinária do segundo semestre legislativo foi finalizada com a retomada das discussões em plenário focando nas demandas da população. A Câmara reafirma o compromisso do Legislativo municipal com a implementação de políticas públicas e o fortalecimento da atuação conjunta entre os poderes em atenção as demandas da comunidade.

 


  • 06/08/2025
  • Departamento de Comunicação Social
  • Wallisson Santos