Comunidades terapêuticas relatam ações de recuperação de dependentes químicos

Tribuna destacou a importância do acolhimento às famílias e da redução dos índices de dependência na cidade

Representantes de diversas comunidades terapêuticas de Imperatriz participaram, nesta quarta-feira (18), da Tribuna Popular da Câmara Municipal, para apresentar as ações de apoio e recuperação de pessoas em situação de dependência química. Essas instituições atuam há mais de 30 anos no município, oferecendo um ambiente seguro de acolhimento que tem transformado vidas e restaurado famílias.

 

As comunidades terapêuticas trabalham com base em um tripé: espiritualidade, convivência e trabalho, promovendo disciplina, dignidade e desenvolvimento de habilidades voltadas à reinserção social. A assessora técnica da Comissão Nordeste das Comunidades Terapêuticas, Marlene Lima, destacou que muitas famílias enfrentam problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas, uma realidade que atinge a todos de forma próxima.

 

Ela ressaltou que, somente em 2023, o Ministério da Saúde registrou mais de 500 mil atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) por uso excessivo de álcool, impactando principalmente famílias em situação de vulnerabilidade. “Dentro de Imperatriz nós temos mais de 20 mil pessoas que vivem com dependência química. São vidas interrompidas, praticamente ceifadas. Muitas vezes essas pessoas procuram ajuda nos serviços públicos e não encontram, devido à limitação. É aí que nós entramos nessa lacuna”, explicou.

 

Marlene reforçou ainda que as comunidades terapêuticas contribuem para o fortalecimento das políticas públicas sobre drogas, oferecendo tratamento de recuperação, auxiliando o Estado no atendimento e reduzindo o custo social com diminuição da violência e do abandono.

 

O presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, Erison Lindoso, também destacou a relevância das comunidades, relatando sua experiência pessoal de superação após o acolhimento em uma instituição. “As comunidades transformam vidas e famílias. Sou prova dessa realidade e hoje atuo em prol dessa causa”, afirmou, reforçando a importância da educação no processo de prevenção.

 

Estiveram presentes na tribuna o presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, Erison Lindoso, o coordenador da Comissão Nordeste da FENACT, pastor Elivaldo Gonçalves, o representante do deputado federal Josivaldo JP, Antenor Pereira, além dos representantes das comunidades terapêuticas Casa do Filho Pródigo, Jonas Noleto, Casa do Pai, Gildemar Fernandes, Fazenda Esperança, Márcio Flaviano, Comunidade Renascer Feminina, pastora Fernanda, Comunidade Resgate, Daniel dos Santos, e do Instituto Lugar de Ajuda, pastor Alisson.


  • 18/09/2025
  • Huerbert Dias
  • Wallisson Santos