Câmara Municipal realiza Tribuna Popular sobre Violência Digital

A Campanha Quebrando o Silêncio 2025, idealizada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, foi o tema da Tribuna Popular realizada nesta quinta-feira (21) na Câmara Municipal de Imperatriz. A iniciativa, que ocorre anualmente, tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre os diversos tipos de violência. A realização foi proposta pelo vereador Aurélio Gomes (PT).
A advogada Camila Maciel Florencia destacou que o foco deste ano está voltado ao combate à violência no ambiente digital, uma ameaça crescente que afeta especialmente crianças e adolescentes. Ela defendeu a necessidade de regulamentação mais rígida sobre a atuação das plataformas digitais, além da responsabilização e punição para abusos virtuais.
“Um levantamento divulgado, em março de 2024, pela empresa de cibersegurança Kaspersky revelou que 52% dos latino-americanos já sofreram algum tipo de assédio digital. Mais de um terço dos jovens de 30 países afirmaram ter sido vítimas de assédio na internet, e um a cada cinco já faltou à escola devido a situações de cyberbullying e violência”, explicou Camila, ressaltando que a campanha busca propor ações concretas para enfrentar o problema.
Segundo ela, no próximo dia 23 de agosto haverá uma grande mobilização em Imperatriz, com distribuição de materiais informativos, ações educativas, palestras e passeatas voltadas à prevenção da violência digital. O projeto abrange não apenas a cidade, mas também diversas localidades do Brasil e outros países da América do Sul, como Chile, Argentina, Equador, Peru, Paraguai, Uruguai e Bolívia.
A psicóloga Laise Chaves Lemos, da Igreja Adventista, também utilizou a Tribuna para destacar a relevância do tema no contexto virtual e promover uma reflexão sobre o impacto da exposição prolongada ao ambiente digital.
“Nós vemos que há muitas questões porque fomos inseridos nesse ambiente sem discutir os impactos para nossas vidas, seja na saúde física ou mental”, alertou Laise, reforçando que as consequências podem ser imprevisíveis.
O debate sobre a violência digital foi considerado fundamental para discutir os dilemas da atualidade, como a exposição de crianças, jovens, adultos e idosos aos riscos da internet. A Câmara Municipal de Imperatriz reafirmou o compromisso em promover discussões e apoiar políticas públicas voltadas à prevenção e ao combate das diversas formas de violência, fortalecendo o convívio social e a formação cidadã.