3ª Sessão Ordinária do 2° Período da 20ª Legislatura

Confira o resumo das matérias aprovadas na sessão desta manhã

A Câmara Municipal de Imperatriz realizou, na manhã desta terça-feira (12), a 3ª Sessão Ordinária do 2° Período da 20ª Legislatura, que contou com a realização de uma Tribuna Popular em alusão ao Dia Nacional das Artes (12 de agosto), para a apresentação e defesa do Projeto de Lei “Tesouros Vivos”, que reconhece e valoriza os mestres e mestras da Cultura Popular da região.

No início da sessão, foram apresentadas e encaminhadas às comissões competentes proposições em reconhecimento a ações em prol do desenvolvimento de Imperatriz, bem como à valorização cultural. Entre elas, o Projeto de Lei Ordinária nº 68/2025, de autoria do vereador Rodrigo Brasmar (PSDB), que dispõe sobre o tombamento do Arraial da Mira como bem de valor histórico, artístico, cultural e imaterial do Município de Imperatriz – MA.

Também foi apresentado o Projeto de Decreto Legislativo nº 22/2025, do vereador Berson Post. Buriti (PP), que outorga o Título de Cidadão Imperatrizense ao senhor Ernani Magno de Freitas. Na mesma linha, o parlamentar apresentou o Projeto de Decreto Legislativo nº 23/2025, que concede o mesmo título ao senhor Aloisio Pedro Heringer.

Outro destaque foi o Projeto de Lei Ordinária nº 69/2025, do vereador Wanderson Manchinha (MDB), que dispõe sobre a proibição da suspensão ou interrupção do serviço de acesso à internet, por inadimplência, durante fins de semana, feriados nacionais, estaduais e municipais.

Na pauta de indicações do dia, os parlamentares apresentaram demandas nas áreas de infraestrutura, saúde, lazer e segurança. O vereador Rodrigo Brasmar (PSDB) solicitou ao Gestor Municipal e ao Secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos a realização de parceria para o bloqueteamento, com drenagem, meios-fios e sarjetas, nas ruas da Vila Davi, atendendo pedido da Associação dos Amigos e Amigas Moradores da Vila Davi.

O vereador Berson Post. Buriti (PP) indicou a pavimentação com bloquetes de toda a extensão da Rua 2 de Julho, no bairro Parque do Buriti. O vereador Adhemar Freitas (MDB) solicitou ao Gestor Municipal e ao Secretário Municipal de Saúde a implantação de uma academia da saúde no bairro Dom Afonso Felipe Gregory, na região do grande Bom Jesus.

A vereadora Raymara Lima (PSD) pediu ao Governador do Maranhão, Carlos Orleans, ao Gestor Municipal, e ao Secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, a realização de parceria para criação e ativação de um segundo terminal rodoviário na cidade, a ser instalado no espaço pertencente ao município onde funcionava a antiga rodoviária.

A vereadora Terezinha Soares (Podemos) solicitou a instalação de uma nova caixa d’água no povoado Açaizal, na Estrada do Arroz, zona rural, acompanhada de estrutura adequada para garantir segurança e estabilidade. Recomendou ainda a verificação e, se necessário, a instalação de toda a tubulação necessária para o correto abastecimento e distribuição de água, conforme normas técnicas vigentes.

O vereador Francisco Messias (PDT) indicou a construção de uma creche no espaço atualmente ocupado pela quadra poliesportiva do bairro Vila Independência, anexa à Escola Municipal Pedro Abreu. Já o vereador Jhony Pan (PSD) solicitou ao Deputado Federal Josivaldo dos Santos Melo, ao Deputado Estadual Eric Costa, ao Gestor Municipal e ao Secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos a realização de parceria para bloqueteamento ou asfaltamento, com drenagem, meios-fios e sarjetas, das ruas Cisne, Tupi e Tupã, no bairro Vila Redenção.

O vereador Alberto Sousa (PDT) pediu ao Gestor Municipal, à Secretária Municipal de Educação, e ao Secretário Municipal de Saúde a disponibilização de kits de primeiros socorros em todas as escolas públicas municipais, com treinamento básico aos profissionais para uso correto.

Encerrando as indicações, o vereador Sargento Adriano (Republicanos) solicitou ao Deputado Federal Aluísio Guimarães Mendes Filho, ao Governador do Maranhão, Carlos Orleans, e ao Gestor Municipal esforços para aquisição de área no Parque Anhanguera, conhecida como Campo do Magal, para construção de um complexo esportivo com campo de futebol society ou tradicional, academia ao ar livre, pista de caminhada e corrida, além de espaço de convivência e lazer comunitário.


  • 12/08/2025
  • Huerbert Dias
  • Wallisson Santos