Vereadores visitam Usina de Asfalto e a SINFRA em busca de maior eficácia na recuperação das ruas

Conversaram e reivindicaram junto ao secretário Zigomar Filho maior eficácia na aplicação de asfalto e recuperação das ruas da cidade

Esta semana os vereadores Ricardo Seidel (PSD), Adhemar Freitas Jr (SDD), Carlos Hermes (PCdoB) e Manchinha (PSB), estiveram na fábrica de asfalto do município que fica na estrada do arroz, e em seguida foram até a Secretaria de Infraestrutura (SINFRA), conversar com o titular, Zigomar Filho na busca de um posicionamento conclusivo da prefeitura em relação a situação catastrófica das ruas, tanto do centro, como dos bairros de Imperatriz.

Entregue ainda em 2019, a usina começou a funcionar na metade de 2020, para segundo a prefeitura ajudar a melhorar a infraestrutura urbana das ruas. O compromisso seria de levar o benefício de pavimentação e restauração da malha asfáltica, suprindo a necessidade da cidade com relação à manutenção periódica na parte central, além de ampliar essa benesse aos bairros e a zona rural de Imperatriz, com o município produzindo sua própria massa asfáltica, gerando uma economia de 40% no que era pago anteriormente para empresas terceirizadas.

“Fomos ver se a usina de asfalto estava, de fato funcionando. E realmente está em plena atividade, fabricando de acordo com o que nos foi passado, 70 toneladas de asfalto por dia. Esse material está sendo utilizado nas operações tapa-buraco. Na sequência estivemos na SINFRA, para conversar com o secretário Zigomar. Colocamos na mesa toda a problemática que a população e nós estamos vendo em toda a cidade. Eu particularmente coloquei a situação da Avenida Tropical Norte, no Jardim Tropical, que foi recém-inaugurada e está com uma cratera gigantesca, e do Anel Viário que está terrível”, informou Ricardo.

O secretário de Infraestrutura informou que na Tropical Norte vai ser feita drenagem e o asfalto será recuperado, já no Anel Viário, a construtora foi acionada e vai refazer todo o serviço. Ele informou ainda que há dias em que a fábrica de asfalto não funciona por conta da chuva, pois a matéria-prima precisa estar seca e com água se torna impossível. A produção é feita em todos os dias úteis da semana se as condições climáticas permitirem e o volume produzido é capaz de recapear até 50 metros de uma rua comum. Zigomar esclareceu também que devido a pandemia e ao inverno, as frentes de serviços diminuíram o ritmo, em função das medidas protetivas, mas mesmo diante disso, o serviço nunca parou.

Os parlamentares consideraram aceitáveis tanto as explicações como o serviço, mas querem um trabalho mais eficiente para que a população não sofra tanto. Para eles não há justificativa pois a usina é da prefeitura e deveria suprir essa necessidade. Irão continuar cobrando e colocando essas pautas na Câmara, pois a situação em muitas áreas de Imperatriz está catastrófica.

• 30/04/2021
  • divulgação