Vereadores, profissionais da saúde, CMDPD e judiciário discutem sobre criação de Centro de Doenças Raras

.

Em reunião realizada nesta manhã (15), na Câmara Municipal, vereadores e representantes da Secretária de Saúde do Estado, da Promotoria de Justiça, Defensoria Pública e Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMDPD) discutiram sobre a criação de um Centro de Doenças Raras.

 

A reunião foi requerida pelo vereador Renê Sousa (Avante) e conduzida pela Comissão Permanente de Saúde e Serviço Social, que junto aos demais vereadores expressaram com preocupação sobre a falta de atendimento especializado para pacientes com doenças raras na região e a necessidade urgente de um centro de referência para garantir o acesso a tratamentos e acompanhamento adequados.

Ao ouvirem os relatos de enfermeiras que atendem pacientes com doenças raras, a Promotoria de Justiça e a Defensoria Pública se colocaram à disposição para auxiliar no processo de criação do centro, garantindo que os direitos dos pacientes com doenças raras sejam respeitados e que a unidade seja acessível a todos que precisarem.

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMDPD) destacou a importância da participação da sociedade civil no acompanhamento do projeto e na defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

A Câmara Municipal reconhece que a criação do Centro de Doenças Raras é uma iniciativa essencial para garantir o acesso à saúde de qualidade e o tratamento adequado para aqueles que mais precisam. A reunião foi apenas o primeiro passo nesse processo, e novos encontros serão realizados para acompanhar de perto o avanço desse importante projeto. 

Estavam presentes: Os vereadores João Silva (AGIR), Renê Sousa (Avante), Flamarion Amaral (PV), Adhemar Freitas Jr. (MDB), Carlos Hermes (PT) e jurídico da Câmara.  Presença também do Sr. Evandro Fernandes, do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMDPD) e a enfermeira Keyla Santos de Sousa. Os representantes da Secretaria de Saúde, Benta Lopes Silva, Onivaldo Fenneida Coutinho, Janaína Reis (advogada especialista em Direito da Saúde), Larissa Oliveira (advogada especialista em Direito Médico e da saúde). O defensor público, Dr. Fábio Carvalho e o promotor de justiça Thiago de Oliveira Costa Pires (Promotoria de Justiça Especializada).

  • 15/04/2024
  • Gidel Sena
  • ASCOM