Vereadores em indicação conjunta incluem funcionários de coleta de resíduos hospitalares na prioridade de vacinação contra o coronavírus

Trabalhadores atuam nesta atividade garantem a proteção do meio ambiente e da saúde humana, e o serviço não pode ser interrompido

Nesta semana em sessão plenária, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores da câmara municipal e encaminhado à Secretaria de Saúde de Imperatriz a inclusão dos funcionários da empresa que realiza a coleta de “resíduos hospitalares” na lista prioritária de vacinação contra a covid-19.

Esse é um trabalho essencial para a proteção do meio ambiente e da saúde humana, e não pode ser interrompido, mesmo durante processos epidêmicos. Por conta desse caráter de essencialidade, é indispensável assegurar que tais serviços sejam diariamente executados, pois contribuem para auxiliar na prevenção da transmissão da doença, bem como de outras endemias decorrentes de acúmulo e má gestão de resíduos, que por sua vez pode afetar a imunidade das pessoas, o que seria uma agravante no quadro atual.

Durante o período de emergência sanitária decorrente da pandemia, houve aumento considerável na geração de resíduos hospitalares nas unidades de atendimento à saúde.

Cerca de 50 trabalhadores atuam nesta atividade, que inclui motoristas, coletores, agentes de incineração, de autoclavagem e lavadores de bombonas.  Pessoas que tem contato direto e diário com materiais contaminados pelo coronavírus. Imunizando esses profissionais o parlamento garante o funcionamento desse serviço tão importante.

• 14/05/2021
  • Fábio Barbosa