Vereadores Aprovam Indicação que Cria Programa Prodijos
Durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira (27), foi aprovado a indicação de autoria do vereador José Mário Célio Henrique Chagas (PTB), que solicita a implantação do programa Prodijos. Esse programa tem como objetivo a prevenção do uso de substâncias ilícitas por crianças e adolescentes. A solicitação também inclui ações educativas, culturais, esportivas e de assistência social, promovendo o bem-estar e qualidade de vida, além do distanciamento com as drogas.
No uso da Tribuna, o vereador Célio defendeu a matéria, e chamou atenção para o alto índice de crianças e jovens que se inserem no mundo das drogas e em facções na cidade, aumentando a evasão escolar e os índices de crimes. "A ideia desse projeto é que nossas crianças possam ter um departamento no município voltado para prevenção das drogas", afirma Célio Henrique.
Esse programa também contempla parcerias com Organizações Não Governamentais (ONG) de Imperatriz, que trabalham com assistencialismo e na prevenção do uso de drogas para crianças e adolescentes, como os desbravadores da Igreja Adventista, e o programa Bombeiro Mirim, do Corpo de Bombeiros Militar. “ A nossa ideia é dar as nossas crianças a oportunidade de se distanciar do aliciamento das facções e do uso de drogas na cidade”, finalizou o vereador.
O vereador Davison (PT) solicitou a subscrição da matéria e afirmou a necessidade preventiva do poder público no combate as drogas, e no auxilio as pessoas em condição de vulnerabilidade. “O papel do Estado e do poder público é acolher, educar e salvar, salvar as pessoas de condições tão miseráveis”. Disse Davison.
Outros vereadores como Bebé Taxista (PP) e Jhony Pan (PSD) solicitaram a subscrição da indicação em apoio a solicitação. Essa indicação será encaminhada ao deputado estadual Rildo de Oliveira Amaral e ao coordenador da Comissão de Transição Municipal, Cândido Madeira, para que discutam a viabilidade e as maneiras de executar o projeto, seguindo as diretrizes discutidas e aprovadas pelos vereadores no plenário.