Projetos de Lei e indicações são apresentadas na Casa

Indicações visam melhorias nos bairros e nos serviços de atendimento da cidade

A pauta da sessão plenária desta quinta-feira, 16, na Câmara Municipal contou com a apresentação de diversos projetos de lei para seguirem encaminhamento na Comissão de Constituição e Justiça, além de indicações para melhorias nos bairros. Entre os projetos de lei apresentados para iniciar o trâmite regimental da Casa estão os de autoria do vereador Alex Silva (PL) que tratam sobre a criação do “Programa aluguel social” e o “Programa banco de fraldas descartáveis infantis e geriátricas” do município.

Antes das votações das indicações parlamentares, os vereadores Renê Sousa (PTB), Berson do Posto (SDD) e Jhony Pan (PL) realizaram a entrega de duas Moções de Aplauso aos policiais militares que, além do dever, demonstraram atos de bravura ao salvarem vidas de Imperatrizenses.

O Cabo do 3º BPM, Alilã Aquino, foi agraciado pelos primeiros socorros que realizou quando estava em momento de folga na bebê Ana Clara, de 30 dias e que se engasgou com o leite materno quando era alimentada pela mãe na Beira Rio da cidade. E, o Soldado Antoniel Silva, recebeu a Moção de Aplausos por ter impedido o suicídio de um jovem cidadão na passarela da ponte Dom Afonso Felipe Gregory.

Alilã, ao agradecer pela homenagem explicou como foi importante o aprendizado como militar para socorrer aquela criança, que já estava desfalecida no colo da mãe.

“ Pedi permissão para a mãe e consegui retirar a secreção do nariz da bebê que já não apresentava batimento cardíaco. Depois, ao falar com amigos médicos, eles informaram que a bebê já estava sem vida e, então, o procedimento feito foi de ressuscitação daquela criança”, explicou emocionado o cabo.

"Busquei prestar ajuda e solidariedade como profissional preparado para salvar vidas e como ser humano, pois entendo que o sofrimento na alma de quem busca no suicídio uma saída é uma das piores dores para quem está sofrendo e para seus familiares" testemunhou o SD Antoniel Silva ao agradecer pela homenagem recebida justamente no mês que trata da Prevenção do Suicídio e Valorização da Vida.

Indicações

Rogério Avelino (DEM), encaminhou pedido de revitalização da entrada da Unidade Básica de Saúde Maria Aragão, na Vilinha, com a construção de calçada em bloco de concreto e rampa de acesso para cadeirantes. Carlos Hermes (PCdoB) anteriormente também havia feito a solicitação de revitalização da mesma UBS.

João Silva (MDB), Alex Silva (PL), Terezinha Soares (REPUBLICANOS) e Adhemar Freitas Jr (SDD), solicitaram pavimentação asfáltica das ruas do Bairro Bom Sucesso e da Vila Vitória, recuperação da estrada de acesso do Povoado Matança em toda a extensão e revitalização e modernização da Praça Francisco Alves de Freitas (Praça da Prefeitura), no Centro.

Já os vereadores Aurélio Gomes (PT), Jhony Pan (PL) Rubinho Lima (PTB), trataram nas indicações feitas de melhorias no trânsito da cidade, com instalação de redutores de velocidade em frente ao posto de saúde no Parque Planalto, colocação de faixa de pedestres na Rua Barão do Rio Branco no Centro e instalação de abrigo para embarque e desembarque de passageiros no Posto de saúde do Conjunto Nova Vitória.

O vereador Zesiel Ribeiro (PSDB), solicitou a titularização definitiva para os moradores do bairro Vila Macedo, para dar segurança e tranquilidade às famílias que moram naquela localidade e vem sofrendo ameaças por parte de terceiros que se intitulam proprietários das áreas.

As indicações dos parlamentares são proposições sugeridas pelos vereadores a outros poderes, como os executivos municipais e estaduais, para adoção de medidas sobre o tema encaminhado.

• 16/09/2021 14:00:00
  • Fábio Barbosa