Vereadores votam decreto para derrubar aumento nas passagens de ônibus

O Plenário da Câmara Municipal de Imperatriz vota na sessão desta quarta-feira (20) o decreto legislativo de autoria dos vereadores Aurélio Gomes (PT), Carlos Hermes (PCdoB) e Bebé Taxista (Patriota) que visa derrubar o decreto do prefeito Assis Ramos que reajustou os preços das tarifas do transporte coletivo de passageiros no Município.

O decreto do prefeito foi assinado no dia 17 de janeiro e as novas tarifas começaram a vigorar a partir do dia 19 desse mês, período em que a Câmara Municipal estava em recesso legislativo.

Com o reajuste, as passagens passaram de R$ 3,50 para R$ 3,90, na zona urbana; e de R$ 7 para R$ 7,75, nas linhas da zona rural, tornando o transporte público em Imperatriz um dos mais caros do Maranhão.

Os vereadores da oposição ingressaram com o decreto legislativo na sessão do dia 6 deste mês, a primeira após a volta do recesso parlamentar.

Os vereadores entendem que cabe à Câmara Municipal decidir sobre o reajuste do transporte coletivo. "O prefeito quer governar através de decreto. Essa matéria é de interesse da comunidade, pois afeta o bolso do trabalhador e de todas as pessoas que usam o transporte coletivo de passageiros. Não poderia ter sido tomada à revelia de votação no Plenário da Câmara Municipal. Vamos lutar para tornar sem efeito o decreto baixado pelo prefeito. Esta Casa precisa ser respeitada", declara o vereador Aurélio Gomes.

O presidente José Carlos Soares encaminhou a matéria à Procuradoria da Câmara Municipal para ser analisada. A votação acontece a partir das 9h da manhã desta quarta.

• 20/02/2019
  • divulgação