NOTA DE PESAR - Hilda Rocha Cortez

NOTA DE PESAR

A Câmara Municipal de Imperatriz manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento da Sra. Hilda da Rocha Cortez, nesta quinta-feira, 12 de março de 2020. Na semana internacional da mulher, Imperatriz perde aquela que nomina uma das honrarias à força feminina na casa legislativa.

Hilda Cortez, nascida em 07/05/1933 em Imperatriz, filha de Guilherme Cortez e Maria da Rocha Cortez, faleceu de complicação cardio pulmonar na UTI do HC.

Hilda Rocha Cortez foi a primeira mulher a ocupar o cargo de vereadora em Imperatriz, no dia 31 de janeiro de 1955 e pioneira na política imperatrizense. Foi casada com Pio Lima e Silva (in memorian), e mãe de seis filhos: Lúcia Conceição, Júlio Sérgio, Silvia Aparecida, Guilherme Neto, Lucidio e Silvio. Deixa netos e bisnetos.

A Comenda “Hilda Rocha Cortez”, que acontece todos os anos em ocasião das comemorações pela passagem do Dia Internacional da Mulher (8 de março), foi criada em 2015 pelo atual presidente José Carlos Soares Barros (Patriota). Homenageia mulheres que são destaque em Imperatriz e este ano perde sua patrona.

O presidente da casa de leis evidencia a importância de Hilda Cortez no Parlamento, na cidade e no estado, onde ela quebrou preconceitos e barreiras há mais de 60 anos. “Hilda mostrou como a mulher precisava ter seu espaço respeitado na política e em todos os seguimentos da sociedade. Uma dor profunda para amigos e familiares. Nos solidarizamos, desejamos conforto a todos, prestamos solidariedade e pedimos orações".

o velório aconteceu na Igreja Santa Teresa D'Ávila e seu sepultamento foi realizado no dia de hoje (13/03) no cemitério Campo da Saudade.

Imperatriz, 13 de março de 2020.

José Carlos Soares Barros

Presidente da Câmara Municipal de Imperatriz