Câmara Municipal realiza 1º Encontro de Vereadores do Sul do Maranhão

Durante todo o dia de ontem (08) aconteceu o 1º Encontro de Presidentes de Câmaras e Vereadores do Sul do Maranhão. Evento organizado pelo vereador Sargento Adelino (SDD) com apoio da Associação Brasileira de Câmaras Municipais (Abracam).

Mais de 100 parlamentares de municípios da região participaram e acompanharam as palestras de Rogério Rodrigues da Silva presidente da Abracam e do advogado Hamilton Valeriote Júnior, vereador de São José de Ubá (RJ). Compareceram também os senadores Weverton Rocha e Katya Abreu (PDT).

A abertura foi feita com momento ecumênico que seguiu com a introdução do Sargento Adelino. Este falou de sua ida a Brasília para a marcha dos vereadores, onde teve acesso a varias ferramentas que dão aos legisladores mirins um suporte para trabalhar e desenvolver de forma muito melhor os seus mandatos.

“O que é bom tem que ser compartilhado, por isso tivemos a ideia de fazer este encontro para reunir os presidentes de Câmaras e vereadores do sul do MA para que possamos fazer um mandato muito melhor em todas as áreas, fazer nosso trabalho de fiscalização garantido na constituição federal. Agradeço a todos que vieram e lamento os que por algum motivo não estão aqui. O que irão aprender vão levar para todos os dias do mandato”.

O presidente Jose Carlos (Patriota) destacou o empenho do vereador Adelino que mesmo sendo suplente e tendo só seis meses de mandato, realiza este grande encontro. Lamentou por que o evento acontece no penúltimo ano de mandato e deveria ser no inicio da legislatura. Deu as boas vindas a todos e passou a presidência dos trabalhos da mesa para Adelino, o idealizador do encontro.

A senadora Kátia Abreu usou a tribuna e destacou o MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Disse que os vereadores fazem parte das decisões do que é bom para o Brasil a curto médio e longo prazo. Seguida pelo senador Weverton Rocha, este citou o nordeste como protagonista na luz que o Brasil precisa e que o ambiente é esse iniciado pelos vereadores que ouvem e levam as demandas para que os políticos nas esferas mais altas possam resolver. “Aqui é a trincheira e nós estaremos de forma positiva com o bom debate discutindo as reformas e sempre atentos ao que as câmaras municipais nos passam. Iremos sempre lutar para encontrar soluções em cima das demandas de vocês vereadores”, disse.

Na sequencia Rogério Rodrigues presidente da Abracam em ato continuo passou a palavra para o palestrante Hamilton Valeriote Jr, que milita única e exclusivamente com câmaras municipais. Este falou dos novos desafios dos vereadores num pais de imensas dimensões, onde nada passa sem o envolvimento do legislativo municipal. De como é forte a representatividade de cada um na defesa do cidadão, na geração de empregos, saúde, educação e segurança. Essas dependem da ação política de cada vereador em lutar e defender suas cidade, pois estes são responsáveis pelo presente e pelo futuro do Brasil.

“O poder legislativo municipal tem influencia nos ministérios, nas câmaras estaduais e federais. Refletem o nível de desenvolvimento de cada cidade. A abracam luta pela independência e força do legislativo municipal, nas ações de largo impacto e na busca da qualificação para que os vereadores conheçam as ferramentas que lhes permitirão exercer sua representatividade e busca fazer valer seus poderes para beneficiar e melhorar a vidas das pessoas”, disse.

Ao final foi criado um grupo de vereadores do sul do Maranhão para que todos os parlamentares da região possam ter uma maior proximidade e anunciado que no final de agosto haverá outro encontro de vereadores, desta vez direcionado para as mulheres em Brasília. Antes do encerramento, às 17h, os vereadores presentes deram suas contribuições e admitiram que o encontro serviu para que estes pudessem aprender formas atuais de conseguir recursos, ter suas emendas atendidas, legislar melhor e buscar avanços para seus municípios.

• 13/08/2019
  • Sidney Rodrigues