Vereador propõe Moção de repúdio ao prefeito de Imperatriz

Na manhã desta terça, 18, o vereador Bebé Taxista (PEN) propôs Moção de Protesto ao prefeito de Imperatriz Assis Ramos, por fala em entrevista na Rádio Mirante FM no dia 12 de junho, segundo ele, ocasião em que se dirigiu à esposa de outro vereador - Pedro Gomes - de forma violenta e desrespeitosa. A moção também seria estendida à secretária municipal de Políticas para a mulher, Sra. Edna Ventura, por não ter publicado nota de sua secretaria em defesa da mãe, esposa e mulher ofendida publicamente em veículo de comunicação.

De acordo com Bebé, a referida secretaria é a responsável por estimular políticas em defesa dos direitos da mulher, assim como combater todos os tipos de discriminação que restrinjam seu papel social no âmbito municipal e que as represálias começaram a partir do momento que Pedro Gomes assinou a CPI da saúde, onde o executivo não entendeu que isso é bom para Imperatriz, na medida que tira dúvidas quanto a supostos contratos irregulares.

“Desmoralizar desnecessariamente um vereador e sua esposa, funcionária ha 25 anos em uma rádio. Não havia a necessidade de atingir a moral de uma senhora. Isso não é bom para a sociedade, para as mulheres e para um vereador. O prefeito não analisa o que vai falar e age com ranço. Demitir um servidor e ainda dar publicidade em um programa por pura perseguição política, pois a medida só foi tomada agora, após o anúncio da CPI”, disse.

Ricardo Seidel (REDE) afirmou que a esposa de Pedro Gomes merecia era um agradecimento por todo o trabalho feito com alunos e a comunidade ao longo de quase três décadas. Lamenta muito toda essa situação, pois quando um jornalista atacou a mulher do prefeito, sua resposta foi diferente e que falar ou atacar esposas é inadmissível, além de que é condenável esse tipo de debate.

Zesiel Ribeiro (PSDB) informou que não existe ilegalidade na nomeação da esposa de Pedro Gomes nem em lei orgânica, estatuto, plano de carreira do magistério ou plano de educação. O prefeito decidiu graças a questões políticas, demitir e acatar uma recomendação do Ministério Público e também lamentou que se trate de família nesse aspecto, pois o executivo deveria dar o exemplo.

Pedro Gomes (PSC) agradeceu a todos, disse que está na Câmara para cumprir uma missão, não para esse nível de discussões, e que o reconhecimento público do ex-secretário de educação Zesiel (por 08 anos), onde afirma que sua mulher trabalhava com legalidade, ética, moral e dedicação trabalhando por 25 anos cuidando das crianças da Vila Fiquene, já mostra quem ela é. “Nunca imaginei que hoje estaria acontecendo esse tipo de coisa, vindo de alguém que não conhece a cidade. A partir de hoje este parlamento vai mudar quando se trata de mulheres e principalmente esposas de vereadores”,

Por 08 votos contra e 07 a favor, a Moção de Repúdio foi rejeitada.

Bebé Taxista disse que nunca viu mulher votar contra mulher e Carlos Hermes (PCdoB) reiterou que vai ser difícil para alguns vereadores fazerem algum discurso feminista ou a favor das mulheres no futuro.

• 19/06/2019
  • Sidney Rodrigues