Vereador Pedro Gomes pede implantação do Centro de Perícia Técnica em Imperatriz

O vereador Pedro Gomes (PSC) teve indicação aprovada em que solicita ao governo do estado, ao secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, e aos deputados estaduais Marco Aurélio, Rildo Amaral e Antonio Pereira, a imediata implantação em Imperatriz de um Centro de Perícia Técnica para a Criança e Adolescente (CPTCA), modelo já funcionando em São Luís que trabalha na apuração, identificação e confirmação de delitos cometidos contra crianças e adolescentes, principalmente em casos de pedofilia e de maus tratos.

Na indicação, Pedro Gomes lembra que a Câmara de Vereadores já aprovou matéria como a mesma reivindicação, de autoria do colega Ricardo Seidel (Rede), em sessão realizada no dia 7 de novembro do ano passado.

Na ocasião, Seidel revelou que nesse foram registrados oficialmente cerca de 330 casos de maus tratos e de exploração sexual infantil em Imperatriz.

"São dados alarmantes. Acreditamos que esse número possa ser três ou quatro vezes maior, pois grande parte das vítimas, por medo ou ameaça, não denunciam seus agressores", argumenta o vereador Pedro Gomes.

O CPTCA é ligado à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).  Realiza perícias criminais nas áreas da medicina legal, psicológica e serviço social, principalmente no que se refere a  violência e abusos sexuais. Sua finalidade é auxiliar na investigação policial, com a produção de provas periciais, em um ambiente fora do modelo clássico policial (delegacias), oferecendo proteção contra os agressores (na maioria dos casos, familiares ou vizinhos) e resguardando a integridade das vítimas.

O CPTCA também é uma reivindicação da Vara da Infância e da Juventude, da OAB, dos conselheiros tutelares e de entidades ligadas ao combate à pedofilia e violência contra crianças e adolescentes.

“Imperatriz precisa com urgência desse centro de perícias, que é uma reivindicação de todos os órgãos que compõem a rede de proteção à criança e ao adolescente no Município”, justificou Pedro Gomes.

• 29/05/2019
  • Fabio Barbosa