Vereadores de Imperatriz conhecem clínica-escola para autistas de Araguaína

Os vereadores Aurélio Gomes (PT), Carlos Hermes (PCdoB) e Adhemar Freitas Júnior (PSC), acompanhados de mães da Associação dos Familiares e Amigos de Pessoas com Autismo de Imperatriz (Afagai) e da procuradora do Município, Regina Célia Nobre, realizaram visita técnica na última segunda-feira (15) à Clinica Escola Mundo Autista (CEMA) de Araguaína (TO).

O grupo conheceu de perto como funciona a clínica-escola, a terceira no país e primeira na região Norte das primeiras do Brasil e referência para outras cidades do país. Implantada por meio de lei municipal, a clínica-escola oferece serviços de apoio e avaliação psicológica e terapêutica, educacional e atendimento médico-odontológico, entre outros. Atende cerca de 450 pessoas com algum grau de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e funciona em prédio cedido pela Prefeitura Municipal através de doações, tendo como entidade mantenedora a Associação de Pais, Amigos e Profissionais do Mundo Autista de Araguaína.

Valdiene Lopes Barros, coordenadora da CEMA, explicou que a clínica-escola foi criada em 2016 e regulamentada por lei aprovada pela Câmara Municipal de Araguaína, tornando-se referência de inovação no atendimento e tratamento de pessoas com autismo. “Temos uma demanda muito grande, não só aqui de Araguaína, mas também de cidades do Pará e do Maranhão, inclusive de Imperatriz”, acrescentou.

Segundo Valdirene Barros, a clínica-escola funciona “como complemento à escola normal, trabalhando as habilidades das crianças, sejam psicológicas, cognitivas, sociais ou psíquicas; e atendendo tanto na área clínica, com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, psicólogo, odontólogo, como na área escola, com psicopedagogo, neuropsicopedagogo e terapia ocupacional”.

A presidente da Afagai, Ester Cristina, disse que a visita foi positiva porque ela e as outras mães de autistas puderam conhecer de perto o método e o funcionamento adotado pela clínica-escola de Araguaína. “Para nós, é um sonho que uma clínica-escola com esse modelo seja implantada em Imperatriz. É uma luta nossa com o apoio da Câmara Municipal de Imperatriz e de todos os vereadores”, afirmou.

O grupo também se reuniu com a presidente da Associação de Pais, Amigos e Profissionais do Mundo Autista de Araguaína, Vanderleia Damasceno, em rodada de conversa para troca de experiências e tratativa de futuras parcerias com a Afagai.

A entidade foi fundada em abril de 2016 e tem 107 associados, oferecendo atendimento em fonoaudiologia e psicologia. A partir de maio, passa a oferecer também atendimento em terapia ocupacional e vem buscando celebrar convênios com clínica e hospitais para atendimentos laboratoriais e em outras especialidades.

“Para nós foi honra receber esse grupo de Imperatriz. Esse intercâmbio é importante para reforçarmos o atendimento especializado ao mundo autista e ampliarmos a luta pelos direitos de inclusão dessas pessoas. Nos colocamos à disposição para colaborarmos com essa luta das mães e amigos de autistas de Imperatriz no que for possível”, avaliou Vanderleia Damasceno.

O vereador Carlos Hermes disse que a visita técnica “foi muito proveitosa porque pudemos absorver muita coisa sobre o funcionamento administrativo da clínica, as parcerias estado-município e como o setor privado pode participar desse projeto”. “A clínica-escola é uma realidade muito interessante que vamos lutar para implantar em Imperatriz para o tratamento de nossas crianças”, observou o vereador.

Os vereadores receberam uma cópia da lei que criou oficialmente a clínica-escola e que servirá de fonte de estudo e aperfeiçoamento para o projeto a ser apresentado na Câmara Municipal de Imperatriz pelos parlamentares da Casa.

• 25/04/2019
  • Carlos Gaby