Câmara entrega Moções de Aplauso a entidades de combate ao câncer e a uma das empresas mais antigas de Imperatriz

Hospital São Rafael, Oncoradium, Instituto Amar Mais, Ampare e Armazém Paraíba, receberam a honraria da casa de leis

Na manhã desta quinta (04), a Câmara Municipal de Imperatriz em ato contínuo entregou moções de aplauso em sua maioria de indicação do vereador Fábio Hernandez (PSC).

Ao HOSPITAL SÃO RAFAEL, seus colaboradores e diretores pelo trabalho desenvolvido na campanha Outubro Rosa que tem o objetivo de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção do diagnostico precoce do câncer de mama, de útero e também pelo seu trabalho no tratamento dessa doença.

Moção ao ARMAZÉM PARAÍBA e sua diretoria pela passagem dos 60 anos de fundação. Uma empresa admirável e conceituada do ramo varejista, que tem gerado já há muitos anos emprego e renda para nossa cidade. Os gerentes locais receberam a honraria.   Outros homenageados foram o INSTITUTO AMAR MAIS, a AMPARE, seus diretores e colaboradores, pelo brilhante trabalho realizado em Imperatriz no acolhimento e hospedagem de quem vem de fora para fazer tratamento e também no Outubro Rosa.

Ao complexo ONCORADIUM, pelo gigantesco trabalho desenvolvido e ao apoio dado a quem passa por esse problema no tratamento contra o câncer. Neste momento o cerimonialista Francisco Brandão fez um depoimento e se emocionou ao falar sobre o que tem sido feito pela sua esposa naquele centro de saúde. “O tratamento Humano dispensado pela Oncoradium é muito maior do que se espera, eu nunca imaginei que poderíamos ser tão bem tratados, desde a portaria, às enfermeiras, na aplicação da quimioterapia e os médicos com sua preocupação para conosco”. Dr Jorge Lira e a Dra Graça Cortez receberam a honraria de indicação de Fabio Hernandez e Ricardo Seidel.

Agradecimentos

Mara La Roque representou o HOSPITAL SÃO RAFAEL, recebeu a honraria e agradeceu em nome das entidades que fazem esse trabalho de tratamento e prevenção ao câncer. Informou que desde 2006 o hospital vem fazendo esse trabalho.

“Depois de diagnosticados, os pacientes portadores de câncer são encaminhados para cirurgias, quimioterapias e cuidados paliativos. Temos a parceria com a Oncoradium e ao longo desses anos só aumentamos essa abrangência. Em 2017 iniciamos o tratamento ontológico infantil”, disse.

Mara falou também da dificuldade do município, estado e o país, no atraso de repasses e pediu o apoio permanente dos poderes públicos para que esse tratamento ganhe cada vez mais condições de ser efetuado, pois pacientes diagnosticados vem do sul do Maranhão, norte do Tocantins e sul do Pará, migrando para Imperatriz. Pediu que a casa de leis busque mecanismos para que esses serviços não fiquem desamparados.

“Muito obrigado aos vereadores, por essa moção e essa sensibilidade com o tratamento de câncer”.

O gerente do Paraíba, Sr Afonso Melo foi ate a tribuna agradecer e fez um breve histórico da trajetória dos senhores João e Valdeci Claudino que em 1958 decidiram adotar o Maranhão como o lugar onde eles iriam iniciar suas atividades. Falou do apoio que o estado sempre deu à empresa e o maior apoio que foi o da população, os clientes e colaboradores que sempre abraçaram o ARMAZÉM PARAÍBA. "Estaremos sempre à disposição para esta casa, e para os poderes constituídos de Imperatriz".

A Sra Hernaly, presidente do INSTITUTO AMAR MAIS, informou que esta é a casa de apoio que acolhe os pacientes com câncer que vem de fora para fazer tratamento na cidade, agradeceu e estendeu o pedido de ajuda para que a casa de leis continue a ajudar nesse sentido.

Graça Cortez representante da AMPARE informou que esse trabalho é uma missão e a instituição é uma adolescente de 15 anos. Esclarece que também é uma casa de hospedagem para pacientes e muitos deles deixam de fazer o tratamento porque não tem onde ficar. “Onde tem câncer, tem fome, tem necessidade e alem de hospedar, damos também cestas básicas a essas pessoas tão sofridas. precisamos de ajuda e graças a esse tipo de apoio da Câmara, temos visibilidade para conseguir mais doações, que hoje já são muitas da população de Imperatriz, mas precisamos de mais, pois não param de chegar pessoas com esse problema. Muito obrigado à Camara de Vereadores. Ao final destacou programação que acontecerá dia 08 (dia mundial de combate ao câncer), onde acontecerão ações na Praça de Fátima juntamente com algumas faculdades, orientando, fazendo aferições e alertando para a prevenção do câncer tanto em homens, como em mulheres.

Dr Jorge Lira representou a ONCORADIUM e falou sobre a luta diária contra essa doença que é do corpo e da alma, pois toda a família fica doente junto. Explicou que cada vez mais é comum vermos alguém com câncer. As estatísticas mostram que a partir da próxima década essa vai ser a principal causa de morte, e o principal motivo é a falta de prevenção, ou o diagnostico precoce.

“Precisamos de apoio permanente, pois cada dia é uma luta para ajudarmos nossos pacientes e salvamos vidas. Muito obrigado pelo reconhecimento”, finalizou.

• 04/04/2019
  • Fábio Barbosa