Médicos voluntários do Instituto MISERICORDIAE VULTUS apresentam projeto social que irá salvar pessoas que não podem pagar por cirurgias

Grandes cirurgiões da cidade se uniram em torno da boa vontade e atendimento a quem precisa, através do instituto MISERICORDIAE VULTUS, que foi apresentado em plenário nesta terça

A Câmara Municipal de Imperatriz recebeu na manhã desta terça (22), no plenário antes das discussões da pauta do dia, médicos e técnicos especialistas do Instituto de Promoção e Assistência à Saúde MISERICORDIAE VULTUS, que apresentaram ações da instituição, que desde sua criação em 2019, com sede própria e parcerias com hospitais e clínicas privadas, vem desempenhando atividades voluntárias no cuidado multidisciplinar com pacientes, principalmente de casos complexos que necessitam do envolvimento de vários profissionais nas áreas de cirurgias maxilo mandibulares, sequelas de traumas de face em decorrência de acidentes, ortopedia inclusiva de crianças e adolescentes, desvios de coluna e implantes cocleares, incluindo quem não tem condições financeiras a tratamentos complexos.

A inciativa foi do vereador Ricardo Seidel que propôs a Tribuna Popular e explicou como o instituro formado por médicos que amam a saúde e que buscam fazer agendamentos, consultas, atendimentos e cirurgias a pessoas carentes de forma gratuita. O espeço foi para que os profissionais pudessem falar da importância dos serviços que a ONG irá oferecer ao município.

Áureo Cangussú, explicou que este é um projeto que nasceu em Imperatriz e atenderá toda a região. MISERICORDIAE VULTUS vem do latim (o rosto da misericórdia), assistindo os enfermos e este é o intuito da entidade. Um braço social do hospital Santa Mônica, que ficou no ano passado por um período determinado, para assistência exclusiva aos acometidos por covid,quando o vírus chegou na nossa região. 

“Vivemos a dor de uma assistência de saúde onde não se tem conhecimento pleno da doença e onde existe o risco da vida, onde muitas foram perdidas. Já existe uma casa na Coronel Manoel Bandeira que dará assistência gratuita a população e que de preferência atender aqueles que estão invisíveis ao sistema, e ajudar as pessoas de forma inclusiva”. 

Dr. Áureo já tem mais de 40 anos de Imperatriz. Trabalha há mais de 20 anos na área de otorrinolaringologia. É diretor do hospital Santa Mônica, que atendeu mais de 15 mil pacientes atingidos pela covid, onde aconteceram 116 óbitos. Junto com vários profissionais das mais diversas áreas, quer somar com as instituições, e ongs, contando com o apoio da Câmara, que representa o povo de Imperatriz. 

“Com os golpes duros da vida, nós crescemos, mas podemos crescer também com os toques suaves da alma. A pandemia foi um golpe duro em todos nós. Aprendemos muito. A ser mais humanos, a ser mais médicos. Antes não tínhamos medo de ir trabalhar e que poderíamos morrer por dar assistência e isso foi o que aconteceu. Um golpe difícil em todos nós. Vamos dar nossa parte de contribuição em favor da vida”. 

Serão 3 principais departamentos importantes no instituto:

Reconstrução orofacil e dentofacial adquiridas

Com tratamentos de patologias maxilo mandibulares, sequelas de traumas de face em decorrência do grande número acidentes de trânsito e reconstrução, trazendo pessoas excluídas de volta ao convívio social. 

Cirurgias de Coluna com Ortopedia inclusiva

Um serviço que irá atender a população, principalmente de crianças e adolescentes. Desvios de colunas, correção e cirurgias, incluindo quem não tem acesso ou condições para isso. 

Implantes cocleares

Assistência continuada, com crianças surdas com perda profunda e abrir a audição com implante biônico, dando ao paciente uma inclusão para a vida toda e dando uma vida normal aos deficientes auditivos. 

“Estamos aqui para contar com a pareceria institucional, empatia e parecer permanente com transparência, contando sempre com a Câmara do nosso lado. Agradecemos ao espaço e estamos a disposição para o que for preciso. Obrigado pela oportunidade de poder o objetivo do instituto”.           

Os vereadores se mostraram muito felizes e encorajados por verem cirurgiões renomados com tamanha boa vontade com a população. Engajados em fazer o bem para as pessoas, com iniciativa e boa vontade somando e espalhando a bondade. Um grande e muito importante projeto, onde os médicos buscam dar o retorno social de forma altruísta para aqueles que não podem pagar, sendo recompensados apenas pelo agradecimento destes que serão assistidos. Os profissionais de medicina estão dedicando suas vidas a servir com o espirito de fazer o melhor pelo próximo. Imperatriz precisa conhecer esse braço social da medicina, pois a satisfação é sentida na fala dos médicos, que se colocam à disposição de quem precisa, se despindo de suas vaidades para pensar no outro em nome da vida.

 Ricardo Seidel antes do término da apresentação, informou que já está tramitando o Título de utilidade pública municipal ao instituto MISERICORDIAE VULTUS. Será o reconhecimento da instituição que merece e deve ter essa classificação. O vereador esclareceu que dentro de alguns dias a proposta será colocada em votação e pediu o apoio do parlamento.

Participaram do encontro com os vereadores, além do Dr. Áureo Cangussú, a Dra.  Clenir Avanza, o Dr. Antônio Braconi, o Dr. André Pagotto, o Dr. Filipe Guerra e o Dr. André Teixeira.

  • 22/06/2021
  • Fábio Barbosa
  • Sidney Rodrigues / Gidel Sena