Indicação solicita criação de Batalhão de Polícia Militar Ambiental em Imperatriz

Proposta do vereador Alcemir Costa (Podemos) destaca a importância de reforçar a segurança na zona rural

Durante a 31ª Sessão Ordinária, realizada na manhã desta quinta-feira (30), a Câmara Municipal de Imperatriz aprovou por unanimidade a indicação nº 547/2025, de autoria do vereador Alcemir Costa (Podemos), que solicita a criação de um Batalhão de Polícia Militar Ambiental no município. O pedido é direcionado ao governador do Maranhão, Carlos Orleans Brandão Júnior, e ao secretário de Estado da Segurança Pública, Maurício Ribeiro Martins, com o objetivo de fortalecer a segurança pública, especialmente nas áreas rurais.

O parlamentar ressaltou que Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão, enfrenta sérias dificuldades relacionadas à violência urbana, que também tem alcançado a zona rural. “Quem trabalha noite e dia no campo precisa do compromisso do parlamento. A segurança pública vive um momento em que os cidadãos se sentem reféns da criminalidade, com crimes que ameaçam a integridade física e moral das pessoas. Vemos isso no Rio de Janeiro, mas também aqui, em São Luís, Imperatriz e em diversos bairros”, afirmou.

Alcemir destacou ainda a expansão do crime organizado para a zona rural, agravada pela falta de estrutura adequada, como delegacias e postos de policiamento. Para ele, o debate sobre o tema é urgente e deve resultar em ações concretas.
“A minha proposta é para que se combata a violência no campo por meio desse batalhão ambiental, protegendo o homem e a mulher que tiram da terra o seu sustento”, defendeu o parlamentar, enfatizando a importância de mais segurança e dignidade para os moradores da zona rural.

O vereador Sargento Adriano (Republicanos) manifestou apoio à proposta, classificando-a como extremamente necessária diante do esquecimento da zona rural e da carência de investimentos em segurança. Ele lembrou que o estado possui atualmente um único Batalhão de Polícia Ambiental, localizado em São Luís, o que dificulta o atendimento às demandas da região sul do Maranhão.

“Se tivermos um batalhão em Imperatriz, que possui uma extensa zona rural, poderemos atender toda uma região que vai de Buriticupu até São Pedro da Água Branca”, concluiu Sargento Adriano.

 


  • 30/10/2025
  • Departamento de Comunicação
  • Wallisson Santos