Clube de Mães de Imperatriz recebe Moção de Felicitação pelos seus 50 anos fazendo história em Imperatriz

Moção de autoria de Cláudia Batista foi dada ao Clube de Mães pelos seus 50 anos de fundação - Jubileu de Ouro e a importância da instituição para Imperatriz

A Câmara Municipal de Imperatriz parabenizou nesta manhã (22) o Clube de Mães de Imperatriz, uma instituição sem fins lucrativos que completou 50 anos de história. Fundado em 26 de maio de 1971, com a participação de mulheres batalhadoras, que promovem missão para além dos muros das igrejas.  Por iniciativa de duas mulheres começou como um pequeno núcleo e mesmo diante das dificuldades ao longo dos anos hoje conta com 23 grupos em Imperatriz, e dois no interior, em São Félix e Petrolina.

Pelos relevantes trabalhos prestados à sociedade, que envolvem desenvolvimento de ações sociais, promoções de conferencias, debates, encontros, círculos de encontros, atividades culturais, direitos, deveres e apoio espiritual as famílias. A Moção foi de autoria de Cláudia Batista.

A vereadora se declarou muito feliz e orgulhosa em participar desse momento do Jubileu de Ouro, pois a importância do Clube de mães para Imperatriz não precisa de muitas explicações. Um trabalho que envolve mulheres, mães, famílias inteiras e que fazem envolver tantas pessoas que as vezes estão passando momentos difíceis, mas continuam compartilhando umas com as outras suas experiencias, o que tem feito com que muitas mulheres vejam como são relevantes e importantes. Para Cláudia, projetos como este é que os vereadores devemos estar mais envolvidos, apoiando, pois isso dá um suporte, um sustento a nossa sociedade, a nossa comunidade principalmente nesse momento de pandemia, de isolamento, passando por tempos difíceis, onde uma palavra pode mudar o dia e a vida de um pessoa.

A Presidente Zete Bonfim e a secretária Conceição Formiga receberam a Moção que comemora o Jubileu de Ouro.

Zete agradeceu ao gesto de carinho da Câmara, pelos 50 anos de caminhada, e pediu a Deus que este possa iluminar cada um dos vereadores e seus trabalhos. “Vale a pena viver em um movimento como o clube de mães de Imperatriz que mudou e continua mudando a vida das mulheres em nossa cidade”.

Conceição Formiga declarou estar na Câmara por causa das mulheres, pois graças a vereadora Cláudia, que soube dos 50 anos e tomou essa iniciativa, fez com que os vereadores entendessem a história do Clube de Mães e dessem grande importância a essa homenagem.

Apresentadas as razões, foi falado do orgulho de receber essa moção. Em 1971, Dom Marcelino era o Bispo da cidade e trouxe mulheres do Rio de Janeiro (nutricionistas e assistentes sociais) para ensinar como seria um clube de mães, e 2 núcleos foram fundados. Um em Santa Tereza e outro em São Francisco. Hoje são 23 núcleos, 312 socias. O Clube mantém as atividades de forma organizada em seu ritmo de catequese mensal, divido em quatro colunas:

A Cidadania – como participantes ativas nos problemas que atingem a cidade;

O Trabalho – onde participam professoras, domésticas, comerciantes e também mulheres que não tem nenhuma profissão, mas através de cursos oferecidos, ajudam na renda da família.

O Lazer – com a realização de passeios dentro e fora da cidade nos fins semana e atividades recreativas nas reuniões

A Religiosidade – é na oração e fé que acontece a aproximação com Deus.

Flamarion Amaral e Carlos Hermes parabenizaram Cláudia, por esse momento e entendem que a homenagem é mais do que justa por esse meio século de trabalhos em Imperatriz. Pelo engajamento das mães nos direitos das mulheres, idosos e cidadania, além do olhar único e a sensibilidade que todas tem.

• 22/06/2021
  • Fábio Barbosa