Chiquim da Diferro quer que seja respeitada a reserva de vagas para idosos e pessoas com deficiência na Zona Azul

O vereador postula que vagas para idosos e pessoas com deficiência sejam colocadas em todos as quadras onde tiver Zona Azul

Nesta quarta, 12, o vereador Chiquim da Diferro (DEM), por meio da indicação Nº 314/2021 requisita o cumprimento do art. 7º da Lei Nº 1.703/2017 (Zona Azul), que rege sobre a reserva de 7% das vagas nas áreas de estacionamento, sendo 2% para veículos destinados a pessoas portadoras de deficiência, 5% para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e com mobilidade reduzida, bem como demarcação de uma vaga especial de estacionamento em todos os quarteirões.

O parlamentar falou sobre problemas que tem percebido, destacando as poucas vagas para idosos e pessoas com deficiência física e isso faz com que estes tenham que deixar os carros longe, distante vários quarteirões para chegar no destino. Quer que fique sempre uma vaga para essas pessoas em todas as quadras. Acha inadmissível essa situação e caso não seja atendido, será necessária a convocação do dirigente da ALCABOX.

Outro quesito que ele chamou a atenção foram os valores cobrados.

“A taxa de estacionamento é R$2,00, mas se o cidadão não perceber o papel e voltar depois para pagar, a taxa passa para R$ 20,00. Juros que nunca vi em lugar nenhum. Sou a favor da Zona Azul. Ela gera empregos, organiza e garante as vagas no centro, mas não podemos aceitar este abuso”.

A indicação de Chiquim abriu um debate onde vários vereadores comentaram sobre reclamações recorrentes que eles recebem da população. A taxa é regulamentada, mas além de ser abusiva a cobrança, não existem pontos próximos para pagar e os motoristas precisam se deslocar por vários quarteirões para realizarem pagamento, o que não justifica pagar para estacionar perto e ter que andar muito. O melhor seria deixar o carro fora da Zona Azul e ir a pé nas lojas. A empresa também não recebe pagamento de um dia para o outro. Simplesmente classificam quem não pagou com ‘cartão amarelo’ e ainda ameaçam com multa.

Flamarion Amaral (PCdoB) disse que a Zona Azul tem o seu lado positivo, mas que a SETRAN e a empresa que organiza, devem trocar ideias e informações com os vereadores, sobre o que é melhor para a cidade. Pimentel (DEM) entende que a empresa deve fornecer um carnê, algo físico para evitar esses contratempos, pois os motoristas deixam o carro, não tem ninguém e quando vão sair já estão multados. Carlos Hermes (PCdoB), afirmou que a organização do trânsito está secundarizada e a preocupação da empresa é apenas arrecadar, em plena pandemia. Outros vereadores falaram de várias situações que vem lesando o povo.

Chiquim finalizou afirmando que tudo deve ter limites. A empresa é terceirizada, explora um serviço público e deve dar explicações ao Legislativo, além de adequar seus serviços, pois tem coisas erradas acontecendo. A Câmara deve dar condições para que a sociedade possa usar a Zona Azul de forma justa e não pode aceitar essas arbitrariedades.

Em consenso os vereadores aprovaram uma reunião para a próxima sexta-feira (14), onde serão tratadas várias demandas e uma agenda com o secretário de trânsito Leandro Braga. Lá serão debatidos todos os assuntos ligados ao estacionamento rotativo.

• 12/05/2021
  • Fábio Barbosa