Centenário da elevação da condição de Imperatriz a cidade é comemorada na Câmara Municipal

.

Na noite desta segunda-feira (22) foi realizada, no plenário Léo Franklin, na Câmara Municipal de Imperatriz a sessão solene em homenagem ao centenário da elevação de Imperatriz à condição de cidade. O momento foi oportuno para comemorações e homenagens àqueles que contribuíram tanto na política como na cultura e história da cidade.

A solenidade, de propositura do vereador Carlos Hermes (PT), contou com várias personalidades e autoridades locais que construíram a memória e atuam nos diversos setores sociais e políticos para o crescimento social da nossa comunidade. O evento festivo teve a participação da banda de música do 50º Bis que abriu os trabalhos com a execução do hino nacional e também de Imperatriz.

Após o momento de abertura e de apresentações, os convidados e autoridades locais fizeram o uso da palavra e destacaram a importância do evento. A professora doutora Roseane Arcanjo ressaltou a necessidade da preservação dessa data para a construção sólida do futuro por meio do aprendizado das ações que foram tomadas no passado.

“Olhar para a Imperatriz de 1924 é para fazermos perguntas porque lá é o lugar onde a gente precisa compreender mais para que nós entendamos o nosso presente”, pontuou a professora Roseane Arcanjo.

A professora e vice-presidente do curso de história da UemaSul Regina Celia, analisou o impacto significativo no contexto histórico de elevação de Imperatriz a condição de cidade nas disputas políticas com Porto Franco que culminou em um processo de conquista de poder geopolítico regional iniciando o ciclo de crescimento de Imperatriz.

O propositor da sessão, o vereador Carlos Hermes (PT) também fez uso da palavra e celebrou com emoção o momento de confraternização, mas demonstrou preocupação com a necessidade do resgate daqueles que fizeram e produziram a memória, que se dedicaram na produção de livros acadêmicos e na expansão do conhecimento destes a toda comunidade.

“A história nos permite olhar para trás, e sobretudo corrigir o futuro e não permitir que situações de injustiça possam se repetir”. Finalizou o vereador Carlos Hermes.

A mesa de honra contou com a presença do presidente da casa, o vereador Alberto Sousa (PDT), o vereador Carlos Hermes (PT), o deputado Estadual Rildo Amaral (PP), o representante do governo do estado e presidente da Agemsul, Vagtonio Brandão, o tenente-coronel do 50º bis Carlos Henrique leite, o professor e escritor Ribamar Silva, o presidente da academia imperatrizense de letras Raimundo Trajano, o capitão da marinha do Brasil Josivaldo Batista, o promotor do ministério público estadual Nilton Belo Neto.

Ainda compuseram a mesa de honra o presidente da OAB Bruno Guilherme, o defensor público Fábio Carvalho, a professora doutora e presidente do instituto histórico e geográfico de Imperatriz Roseane Arcanjo. Também recebeu destaque na mesa a ex-vereadora a senhora Carmem Porto que foi uma das presenças ilustres nesse momento especial de confraternização, e valorização da memória da nossa cidade, e reconhecimento daqueles que contribuíram e atuam na promoção da justiça social, política e cultural da nossa comunidade.

• 23/04/2024
  • ASCOM