Câmara realiza Tribuna Popular em alusão à campanha Novembro Azul
A
Câmara Municipal de Imperatriz realizou, na manhã desta terça-feira (4), uma
Tribuna Popular em alusão à campanha Novembro
Azul, mês internacional de conscientização sobre a saúde do homem. A tribuna teve como objetivo destacar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de reforçar a necessidade de cuidados contínuos com a saúde masculina.
O
secretário de Saúde, Flamarion Amaral, ressaltou a resistência que muitos homens ainda têm em buscar atendimento médico e relatou seu próprio caso, destacando que o tratamento precoce foi fundamental para evitar maiores consequências à sua saúde. Ele reforçou que o município tem oferecido o suporte necessário para garantir um atendimento digno e seguro à população masculina.
A
coordenadora da Saúde da Pessoa Idosa e do Homem, Gardênia Noleto, enfatizou que a campanha mundial é essencial para o diagnóstico precoce e o tratamento do câncer de próstata, lembrando que outras doenças também acometem os homens e exigem atenção contínua. Gardênia explicou que o Ministério da Saúde lançou, em 2009, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, com diretrizes voltadas aos cuidados em todas as fases da vida.
“Nós
temos em Imperatriz 72 equipes da Estratégia de Saúde da Família para atender a
população de modo geral, e neste mês, especialmente os homens. Temos o primeiro
ambulatório da saúde do homem do Maranhão”, destacou Gardênia, informando que o
serviço funciona nos três turnos durante a campanha.
O
médico urologista Dr. Alisson Rego Mendes
destacou a importância da ação e o papel do homem na sociedade, lembrando que a saúde masculina deve ser vista de forma integral. Segundo ele, um a cada seis homens desenvolverá câncer de próstata ao longo da vida, sendo o acompanhamento médico essencial para o diagnóstico precoce.
“Nós,
homens, quando falamos de prevenção, nos envergonhamos. O mês de novembro não é
o único momento para isso, o cuidado deve acontecer o ano inteiro”, afirmou Dr.
Alisson, reforçando que 90% dos casos detectados precocemente
têm cura.
A
Tribuna Popular foi solicitada pelo vereador Francisco
Messias (PDT) e demonstra o compromisso do Parlamento Municipal em promover ações de conscientização voltadas à saúde e à qualidade de vida dos imperatrizenses. A iniciativa reforça o papel da Câmara de Imperatriz na discussão e no incentivo de políticas públicas que fortaleçam a saúde preventiva no município.



Aguarde...