Audiência Pública sobre a atual situação do time do Cavalo de Aço

.

Audiência Pública realizada nesta manhã de quinta-feira (18), na Câmara Municipal, para tratar sobre a situação do clube de futebol Sociedade Imperatriz de Desportos - SID, o “Cavalo de Aço”.

A Comissão Permanente de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, conduzida pelo 1º vice-presidente, o vereador Carlos Hermes (PCdoB) na mesa junto com os vereadores Ricardo Seidel (PSD), Flamarion Amaral (PCdoB) e demais vereadores presentes Bebé Taxista (Avante), Jhony Pan (PL), Adhemar Freitas Jr. (SDD), Cláudia Batista (PTB), Wanderson Manchinha (PSB), Zesiel Ribeiro (PSDB) e Alberto Sousa (PDT), ouviram o proponente, vereador Fidelis Uchôa (PRB), sobre a realização desta audiência.

Se comenta nas rodas, nos campos de futebol, nas praças,(...) e às vezes a gente não sabe até dar uma resposta para o próprio torcedor de que forma, como é que anda o mais querido, o nosso Cavalo de Aço.  Como a gente é representante legal da sociedade, nada melhor do que convocar as autoridades, os políticos, o quarto poder (a imprensa), os desportistas e as pessoas que gostam do esporte da nossa cidade, que gostam do Cavalo de Aço”, justificou Fidelis Uchôa.

Estiveram presentes os representantes do conselho deliberativo do clube, o presidente do Cavalo de Aço, Dr. Wagner Ayres, o vice-presidente Francisco de Assis, o secretário de esporte, Luiz Gonzaga, a Dra. Tânia Mara (SID), Rodrigo Ramos (secretário adjunto de esportes), Edivaldo Cardoso (ex-presidente do Cavalo de Aço), jornalista esportivo Carloto Jr. (SID) e torcedores do time.

Quando nós assumimos, assumimos o time já bem comprometido, todo endividado, especialmente com muita dívida trabalhista, nós tínhamos inicialmente um impedimento muito grande perante a FIFA, de poder registrar jogadores (em campeonatos).(...) Hoje estamos com prazo de menos de 30 dias, pra fazer inscrição de jogadores para participarem de uma Série B, mas estamos impedidos”, declarou Dr. Wagner, presidente do “Cavalo de Aço”.

O diretor financeiro do clube, Heider Ayres, informou que a dívida trabalhista adquirida em gestões anteriores foi de R$ 2.264.800,41. “Agora em 2023, até o momento reconhecida como dívida, já são R$ 3.289.146,96. São 45 processos judiciais que nós temos acesso no momento”, resumiu.

Senhores, acho que nossa audiência foi produtiva. Acredito que nós também encontramos aqui algumas dificuldades de definir o futuro, por conta das incertezas que o time tem, juridicamente falando, já foi colocado aí algumas possibilidades, acho que a diretoria (atual) do Cavalo de Aço, teve a oportunidade, que foi importante pra mostrar a realidade. (...) O Cavalo de Aço está acima das divergências políticas, das divergências ideológicas, é momento de todo mundo abraçar, pegar na mão e levantar o time”, concluiu o vereador Carlos Hermes (PCdoB).

O CAVALO DE AÇO

A Sociedade Imperatriz de Desportos (conhecido como Cavalo de Aço ou apenas como Imperatriz) é um clube de futebol brasileiro sediado na cidade de Imperatriz - Maranhão.

Fundado em 4 de janeiro de 1962 com o nome de Sociedade Atlética Imperatriz, foi o primeiro clube de futebol profissional da cidade. A agremiação foi criada por um Major da Polícia militar que pouco tempo depois ausentou-se da cidade e o clube passou então a ser sustentado por integrantes do sindicato dos arrumadores de Imperatriz.  Foi reinaugurado em 1973 com a presença do ex-jogador da seleção brasileira Garrincha, que na ocasião jogou pelo Imperatriz a convite do então presidente do clube, Severino Silva.

Em seus primeiros anos, o Imperatriz trazia em sua camisa as cores vermelho e azul. Somente anos mais tarde o vermelho e branco foi adotado e perdura até os dias atuais.

Assista esta audiência pública em nosso Canal no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=obY7SS4K8uM

• 18/05/2023 13:30:00
  • Ingrid Chaves