Adhemar Freitas Júnior cobra retorno imediato do Restaurante Popular de Imperatriz

O vereador apresentou indicação para que também sejam abertos outros restaurantes de forma temporária nos bairros

Nesta quarta (07), em sessão ordinária, o vereador Adhemar Freitas Jr. fez indicação pedindo a ampliação da rede de alimentação popular do município e relatou algo que o tem preocupado, relacionado ao momento de crise de saúde e principalmente ao colapso econômico.

Ele como agente político tem sido procurado constantemente por pessoas pedindo ajuda para poderem se alimentar. Gente que está passando fome.

Chamou a atenção dos poderes públicos municipal e estadual, pedindo o aumento da rede de restaurantes populares, pois vários estados estão fazendo isso por um período temporário, para garantir a alimentação mínima da população mais carente. Existe essa necessidade, é possível fazer parcerias com associações e fornecer pelo menos uma alimentação nas comunidades mais carentes que não possuem segurança alimentar.

“Não posso deixar de comentar, que o Restaurante Popular de Imperatriz está fechado desde o dia 16 de março. A previsão para reabertura era dia 05 de abril, mas até hoje está parado. Lamento profundamente, pois como já disse, a insegurança alimentar do município é enorme e no momento em que esse restaurante deveria estar aberto, está sem funcionar. De acordo com a administração por que um servidor estava com covid. Mas existem outros meios de se manter o serviço. Fica aqui meu protesto. O povo precisa urgentemente. Devemos dar para as pessoas pelo menos o direito de se alimentarem. Voltamos a discutir A FOME. É triste, um absurdo vermos gente pela cidade sem ter o que comer. É a realidade que estamos vivendo. A aflição é grande e a crise é gravíssima”, disse.

Para o parlamentar, a Câmara como poder púbico precisa fazer algo, pois está situação prejudica diretamente a vida das famílias mais carentes, que não têm outra opção para se alimentarem. A indicação é para o retorno imediato do restaurante popular e que seja implantado o funcionamento de outros restaurantes comunitários nos grandes bairros da cidade.

Aurélio Gomes (PT), esclareceu que o governo do Estado, além de autorizar o fornecimento de jantar nos 55 restaurantes populares do Maranhão, todas serão fornecidas ao preço de R$ 1,00 (Um real), através do programa “Comida na Mesa”, para apoiar a população neste momento tão difícil.

Inaugurado em 2008, o programa, que é mantido pela Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES), serve de segunda a sexta cerca de 600 pratos a um custo que atende o público de baixa renda, trabalhadores e pessoas em situação de rua. A indicação foi aprovada por unanimidade e encaminhada ao Executivo.

• 07/04/2021 15:09:23
  • Fábio Barbosa