43ª Sessão Ordinária do 2º Período da 20ª Legislatura

Confira o resumo das matérias aprovadas na sessão desta manhã

A Câmara Municipal de Imperatriz realizou a última sessão ordinária desta semana com a discussão de matérias nas áreas de infraestrutura, saúde e saneamento básico, visando a promoção e o andamento dos serviços ofertados à população.

Durante a sessão, foi realizada a Tribuna Popular solicitada pela Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Imperatriz, representada pela vereadora Renata Morena (PRD), para apresentação dos dados da Rede de Atendimento de Proteção às Mulheres em Imperatriz. A tribuna contou com diversas agentes sociais que atuam na proteção e garantia dos direitos das mulheres na cidade.

Nas deliberações, os vereadores aprovaram uma Moção de Pesar solicitada pelo vereador Alcemir Costa (Podemos) à família de Isabel dos Santos Silva, conhecida como Irmã Belinha, pelo seu falecimento. Seguindo as discussões das proposições, o vereador Francisco Messias (PDT) solicitou a revitalização completa e a modernização dos equipamentos da Academia Comunitária situada na Praça da Rotatória da FACIMP, localizada na Avenida Pedro Neiva de Santana.

Na sequência, o vereador Fidelis Uchoa (Agir) indicou a execução, em caráter de urgência, de serviços de limpeza pública na área pública/terreno baldio situado nos fundos do Clube AABB, na Vila Parati. Já a vereadora Jorgiana Boca da Mata (PL) pediu a recuperação asfáltica de toda a extensão da Rua Santa Terezinha, localizada no Bairro Bom Sucesso. O vereador Júnior Gama (PSD) solicitou o uso de drones como instrumento estratégico de modernização das políticas públicas municipais, integrando essa tecnologia tanto às ações de combate à dengue quanto às operações da Guarda Municipal.

Na área da saúde, o vereador Alberto Sousa (PDT) fez indicação ao senador da República, Weverton Rocha, solicitando a adoção de medidas para garantir a continuidade do tratamento de pacientes portadores de doenças crônicas, como: diabetes, hipertensão, asma, doenças cardiovasculares, determinados tipos de câncer, doenças renais, doenças autoimunes, doenças respiratórias crônicas, problemas de coluna, depressão, fibromialgia, osteoporose, rinite crônica e Alzheimer, assegurando atendimento, acompanhamento e cobertura terapêutica em situações de trânsito temporário ou fixo entre municípios, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na Ordem do Dia, os parlamentares aprovaram diversos Projetos de Decretos Legislativos concedendo honrarias importantes a personalidades que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento econômico, cultural e social de Imperatriz. Assim, foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo Nº 70/2025, de autoria do vereador Rubinho Lima (Mobiliza), que concede a Medalha do Mérito Legislativo – Barão de Coroatá ao Sr. Wilson Dantas Ribeiro. Também foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo Nº 71/2025, do mesmo parlamentar, que concede a Medalha do Mérito Legislativo – Barão de Coroatá ao Sr. Idequel da Silva Sodré. O Projeto de Decreto Legislativo Nº 72/2025, também do vereador Rubinho Lima, outorga o Título de Cidadão Imperatrizense ao Sr. Jamilton Alencar Araújo. Além disso, foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo Nº 73/2025, igualmente de autoria do parlamentar, que outorga o Título de Cidadã Imperatrizense à Sra. Rosani Ribeiro Dourado de Sousa.

Também foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo Nº 88/2025, de autoria do vereador Ricardo Seidel (PSD), que outorga o Título de Cidadão Imperatrizense ao Sr. Fernando Salim Braide. Foi aprovado ainda o Projeto de Decreto Legislativo Nº 89/2025, de autoria da vereadora Rosângela Curado (PL), que outorga o Título de Cidadão Imperatrizense ao Sr. Rômulo Dayan Camelo Salgado. Da mesma parlamentar, foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo Nº 92/2025, que concede a Medalha do Mérito Legislativo – Barão de Coroatá ao Sr. Thiago de Oliveira Costa Pires.

Também foram aprovados o Projeto de Decreto Legislativo Nº 90/2025, de autoria do vereador Júnior Gama (PSD), que concede a Medalha do Mérito Legislativo – Barão de Coroatá ao Sr. Marco Antônio Ribeiro Ferreira, e o Projeto de Decreto Legislativo Nº 91/2025, também do vereador, que concede a mesma honraria ao Sr. Antônio Pinheiro Silva.

Encerrando a Ordem do Dia, foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo Nº 93/2025, de autoria dos vereadores Adhemar Freitas Jr (MDB), Rodrigo Brasmar (PSDB), Berson do Posto Buriti (PP), Rubinho Lima (Mobiliza) e Wanderson Manchinha (MDB), que outorga o Título de Cidadão Imperatrizense ao Sr. Leonardo Matsuda. Dos mesmos parlamentares, foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo Nº 96/2025, que concede a Medalha do Mérito Legislativo – Barão de Coroatá ao Sr. Jorgiano Rodrigues Magalhães Neto.

Por fim, foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo Nº 95/2025, de autoria do vereador Adhemar Freitas Jr (MDB), que concede a Medalha do Mérito Legislativo – Barão de Coroatá ao Sr. Irajá Pinto da Silva. Também foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo Nº 94/2025, de autoria do vereador Fidelis Uchôa (Agir), que concede a Medalha do Mérito Legislativo – Barão de Coroatá à Sra. Maria das Graças Sousa Veloso.

  • 04/12/2025
  • Wallisson Santos
  • Wallisson Santos