Vereador aprova homenagem a Neném Bragança e amplia discussões sobre a cultura

Durante a reunião foi discutido um planejamento dos assuntos a serem discutidos

O que começou de forma polêmica com a proposta do vereador professor Adonilson (PCdoB) de mudar o nome do teatro para Neném Bragança em forma  de homenagem ao trabalho do artista levantou um debate mais abrangente sobre o processo de construção cultural na cidade.

Recentemente o vereador aprovou  uma indicação para que a Praça em  frente ao campus da UFMA no Bom Jesus  receba o nome do cantor. O espaço que deverá ser entregue nos próximos dias será dotada de equipamentos diversificados que estimulam a prática de esportes como quadras e academia ao ar livre e um anfiteatro para o incentivo a dinâmica cultural. “Neste espaço teremos a melhoria dos equipamentos de cultura no bairro, a socialização das atividades culturais por moradores e universitários, além de uma justa homenagem ao Neném Bragança”, disse o vereador acrescentando que o espaço cultural deverá funcionar em regime de comodato entre prefeitura municipal de Imperatriz e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Para o professor Adonilson as discussões trouxeram ao debate os projetos que são aguardados com muita expectativa pela classe artística e a comunidade. “Durante a reunião com a ASSARTI, definimos um planejamento para efetivar os projetos de ampliação estrutural do Teatro e da construção do centro cultural no bairro da caema, uma reivindicação do Movimento Cultural de Imperatriz e que ganha cada vez mais força entre os artistas, comunidade e o poder público”, disse o vereador. “Os artistas concordaram com a ideia de tributar o nome do Neném Bragança ao novo centro cultural”, confirmou o membro da Assarti, o professor Carlos Leen.

A luta pela construção do centro cultural ganhou o apoio do Deputado Estadual Marco Aurélio (PCdoB), que reunido com o poder público municipal aguarda o projeto final de como será concebido o novo espaço cultural. “È uma estrutura moderna, complexo que contempla ginásio, teatro, salas de música, de cinema, oficinais de artes visuais, plástica e biblioteca proporcionando o estímulo a produção cultural no município”, frisou o deputado.

Fórum Municipal de Cultura

Em meio as discussões que tratam do fazer cultural na cidade, artistas, produtores culturais, representantes da ASSARTI, grupos de HIP Hop e outros segmentos participaram do Fórum Municipal de Cultura. Na pauta a implementação do Sistema Municipal de Cultura: as dificuldades para a captação de recursos destinados a viabilização do projeto.

• 31/03/2015
  • Fábio Barbosa/Assimp