Audiência pública marca a campanha Novembro Azul

Várias entidades da área da saúde estiveram reunidas para reforçar a campanha de prevenção ao câncer de próstata

Imperatriz – A audiência pública realizada na manhã desta terça-feira (11) na Câmara Municipal reuniu a comunidade e representantes de órgãos diretamente ligados à saúde pública. Organizada pela Comissão de Saúde e Assistência Social, presidida pela vereadora Terezinha Oliveira Santos (PSDB), a reunião reforçou a importância da campanha de conscientização sobre a prevenção da doença.

O coordenador da atenção básica do municipal Anderson nascimento ao usar a Tribuna falou sobre a importância da prevenção já que cânceres de próstata e de pênis são os que mais matam os homens no Brasil.

“São homens saudáveis, que não tem doenças secundárias, pela simples falta de prevenção e de cuidados. O programa Saúde do Homem só tem dois anos de implantado porque foi constatado que os homens não tomavam a iniciativa de procurar os serviços de saúde. 90 % do câncer tem cura deste que diagnosticado e tratado precocemente.”

Estatísticas - Segundo o coordenador do setor de oncologia do hospital São Rafael, José Valmir Oliveira Silva, as estatísticas são preocupantes. 54% dos pacientes tratados são de câncer de próstata. Em seguida vem o câncer de pele. O índice nacional de casos de câncer de próstata é de 9%. Na Região Tocantina sobe para 22%, um número considerado alto, já que cerca de 1/3 dos pacientes chega ao hospital em fase terminal.

O vereador Marco Aurélio da Silva Azevedo (PC do B) ressaltou a importância da campanha de conscientização, principalmente aos que tem menos acesso à informação.

“Precisamos despertar para a prevenção. Quero destacar o trabalho dos servidores da saúde da atenção básica e os serviços da Ampare. Muito do que foi conseguido foi graças ao trabalho da Ampare. Hoje grande parte dos atendimentos é feito aqui, mas ainda há muito a ser feito.”

• 11/11/2014
  • Fábio Barbosa/Assimp