Jhony Pan tem aprovado na Câmara Projeto de Lei que garante atendimento especializado para gestantes

A luta é para facilitar o acesso a uma consulta especializada e sem burocracias, no período de gestação

Foi apresentado, discutido e votado na Ordem do Dia da sessão desta quarta (16), Projeto de Lei nº 12/2021, de autoria de JHONY PAN, que trata da "Criação de prioridade de atendimento para gestantes na rede municipal de saúde, relativo a consultas com médicos especialistas advindas de encaminhamentos".

O pré-natal é o acompanhamento realizado pela equipe médica de uma Unidade de Saúde e tem como objetivo acompanhar as condições da gestante e do feto. Durante a gestação são realizados exames laboratoriais para identificar e tratar doenças que podem trazer prejuízos aos dois.

Jhony pediu apoio aos colegas, para o projeto que visa facilitar o acesso a uma consulta especializada, por exemplo, de um endocrinologista em caso de diabete gestacional, ou cardiologista em caso de hipertensão. É de suma importância que seja garantido o atendimento sem burocracias, tendo em vista que a situação é temporária - período da gestação - Essa garantia dará às pacientes, uma qualidade física e psicológica no período mais sensível das mulheres, que é o da gravidez.

Adhemar Freitas Jr. classificou o Projeto como indispensável, pois é uma das maiores angústias das gestantes que no pré-natal passam dificuldades, tem complicações na área cardiológica e precisam da consulta especializada para serem encaminhadas ao Hospital Materno Infantil. Essas consultas tem sido muito difíceis, tendo em vista a burocracia e não podem esperar por 6 meses pra serem realizadas. A prioridade em consultas e exames especializados vem de encontro ao anseio das gestantes e dará mais dignidade a todas.

Cláudia Batista também enfatizou que quando vivemos uma situação pessoal, sentimos na pele o que os outros passam. Explicou, que mulheres gestantes ficam em um estágio diferente, muito mais sensível e bem mais carente de atenção e cuidados. Com a aprovação desse Projeto serão muito mais bem resguardadas em nossa cidade.

Manchinha, Bebé Taxista, Terezinha Soares, Carlos Hermes, Renê Sousa, Rubinho e Alex Silva reconheceram a importância do Projeto de Lei e destacaram que só entendemos os outros quando nos colocamos no lugar deles. A legislação pode e deve defender essas mulheres de forma efetiva. Destacaram que o parlamento serve é para isso: Propor novas ideias, que transformam a sociedade através das leis e que as gestantes sofrem com hipertensão, picos de pressão, diabetes, problemas cardíacos e inchaços, não podem esperar por trâmite burocráticos. A relevância é muito grande, prioriza o momento mais importante da vida das mulheres e se preocupa com as grávidas de Imperatriz. 

O projeto foi aprovado por unanimidade e segue para apreciação do Executivo.

  • 17/06/2021
  • Fábio Barbosa
  • Sidney Rodrigues - ASSIMP