Câmara aprova requerimento de convocação para a secretária de saúde do Município e a superintendente regional de saúde do Estado

Ricardo Seidel teve as convocações de Mariana Jales e Kelly Rocha, aprovadas pelo plenário

Nesta semana, o vereador Ricardo Seidel (PSD) pediu que a mesa diretora colocasse em votação um requerimento apresentado por ele na última quinta-feira (08), que pede a convocação das autoridades de saúde do Município e do Estado.

O motivo principal da convocação é a inconsistência das informações que está havendo relativo à transparência do Estado e do município, pois cada um informa uma quantidade diferente de vacinas em estoque e o fato é que as aplicações estão paralisadas.

De acordo com ele, as notícias recebidas deixam a sociedade preocupada, quanto a vacinação em Imperatriz e a Câmara deve ser mediadora nesse diálogo. Ricardo disse que enquanto o Prefeitura alega falta de vacinas para a primeira dose, e o Governo diz que existem vacinas disponíveis.

Para dirimir essas dúvidas, o vereador entende que é hora de unir forças e que o Legislativo chame a secretária de saúde do município (Mariana Jales) e a superintendente regional de saúde do estado (Kelly Rocha). Propôs que o pedido fosse colocado em votação no plenário, para que a Câmara assuma o protagonismo da situação e esta seja resolvida.

Dois ofícios foram apresentados e protocolados como convocação pelo vereador, mas legalmente a CMI não pode convocar órgãos estaduais, apenas convidar. Ricardo explicou que não existe ‘convite’ no Regimento interno da Casa e manteve o termo Convocação para os dois entes, para que seja mantida a igualdade e isenção por parte do Parlamento.

Os requerimentos foram colocados em votação. Por maioria, as convocações foram aprovadas e ficou marcado para a próxima terça-feira (20), o comparecimento das duas representantes da saúde.

Ricardo ressalta que quer melhorar o diálogo entre os entes públicos, colocando a Casa de Leis como elo de ligação entre Estado e Município, pra que a vacinação contra a covid-19, não seja mais paralisada, nem diminuída.

• 14/04/2021
  • Fábio Barbosa