34ª Sessão Ordinária do 1° Período da 20ª Legislatura

Confira o resumo das matérias aprovadas na sessão desta manhã

Na manhã desta quarta-feira (14), a Câmara Municipal de Imperatriz realizou a 34ª Sessão Ordinária do 1° Período da 20ª Legislatura. Durante a sessão, os parlamentares discutiram e aprovaram diversas matérias e encaminharam projetos de lei às comissões competentes.


Foi encaminhado o Projeto de Lei Ordinária Nº 46/2025, de autoria do vereador Alberto Sousa (PDT), que institui a Política Municipal de Humanização do Luto Materno e Parental em Imperatriz. Também seguiram para análise o Projeto de Lei Nº 47/2025, de autoria do vereador Ricardo Seidel (PSD), que regulamenta o artigo 279-A do Código de Trânsito Brasileiro quanto à remoção de veículos abandonados em logradouros públicos, e o Projeto de Lei Nº 48/2025, do mesmo autor, que propõe medidas de combate à cultura do crime organizado no município.


Ainda de autoria de Seidel, foi encaminhado o Projeto de Decreto Legislativo Nº 13/2025, que concede o Título de Cidadã Imperatrizense à senhora Lenilda Costa Silva. Entre os destaques da sessão, foi aprovado o requerimento de licença do vereador Ricardo Seidel (PSD), que assumirá novamente o cargo de Secretário Municipal de Segurança Pública Integrada.


Nas indicações, o vereador Dr. Elias Holanda (Republicanos) solicitou ao gestor municipal e ao secretário municipal de Saúde a revisão, atualização e execução integral do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos servidores da saúde, com a criação de uma Comissão Paritária composta por representantes dos sindicatos, do Executivo e do Legislativo.


O vereador Jhony Pan (PSD) solicitou, por meio da indicação Nº 409/2025, parceria entre os deputados Josivaldo JP, Eric Costa, o gestor municipal e a Secretaria de Infraestrutura, para o bloqueteamento ou pavimentação asfáltica da Rua Leste Oeste 10, no bairro Teotônio Vilela.


O vereador Francisco Messias (PDT) pediu urgência na realização de galeria, drenagem profunda e pavimentação com bloquetes na entrada da Rua Santa Cecília, na Vila Redenção II. Alberto Sousa (PDT) indicou a implantação de um programa municipal de equoterapia para atender pessoas com deficiência e transtorno do espectro autista.


O vereador Aurélio Gomes (PT) solicitou a retomada ou criação de um novo Centro Auditivo Otodiagnose, além da regularização da entrega de aparelhos auditivos em Imperatriz. Já Wanderson Manchinha (PSD) solicitou o bloqueteamento da Rua C, entre as ruas do Arame e Principal, no bairro Vilinha.


A vereadora Terezinha Soares (Podemos) reivindicou a reabertura do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) nos povoados Petrolina, São Félix e Nova Bacaba, localizados na Estrada do Arroz. O vereador Alcemir Costa (Podemos) propôs a implantação de faixas elevadas de pedestres em frente a hospitais e instituições de ensino do município.


Por fim, o vereador Ricardo Seidel (PSD) indicou a criação de uma unidade móvel de atenção básica à saúde mental, com equipe multiprofissional, para atendimento nos bairros de maior vulnerabilidade social.


  • 14/05/2025
  • Departamento de Comunicação Social
  • Wallisson Santos