Fábio Hernandez destaca Dia Municipal do Surdo‏


Post

O vereador Fábio Hernandez usou a tribuna na sessão desta quinta-feira (20) para destacar a importância de políticas públicas de inclusão dos surdos e pessoas com deficiência auditiva, por ocasião do Dia Municipal do Surdo, lembrado no dia 20 de setembro. O vereador é o autor do projeto que instituiu a data no Município.
"A data não apenas simbólica, mas momento de cobrarmos e celebrarmos as iniciativas de inclusão social, educacional, cultural e no mercado de trabalho dos surdos e pessoas com deficiência auditiva, além da promoção e garantia de seus direitos, como o acesso à assistência médica", frisou o parlamentar.
Ele disse que cada vez mais grandes empresas de Imperatriz vêm abrindo vagas para os surdos e pessoas portadoras de outras deficiências. "É um avanço, mas podemos ir mais além, avançarmos na discussão do tema e garantirmos cada vez mais que esses cidadãos ganhem visibilidade por sua capacidade produtiva, sua formação acadêmica e seu trabalho social", reforçou.
"A data serve como referência para lembrar da luta pela garantia de direitos das pessoas com deficiência auditiva, contra a discriminação e pelo direito ao acesso à educação e ao mercado de trabalho", relembrou.
 

A Lei 

A lei  define o dia 20 de Setembro como o Dia Municipal do Surdo. 
O artigo 4º transfere ao Município a competência de promover atividades que contribuam para debates e reflexões acerca das condições de vida dos portadores de deficiência auditiva, através de eventos públicos, concursos e bolsas de formação educacional, possibilitando maior inclusão social e política.   
As atividades a que se referem o artigo, de acordo com a lei, devem subsidiar a elaboração de políticas municipais que façam promoção a inclusão social dos surdos em todas as áreas.