Vereadores prestigiam ato de assinatura da resolução que garante bonificação a estudantes maranhense‏


Post

Uma comissão de vereadores liderada pelo presidente José Carlos Soares participou na manhã desta terça-feira (31), no auditório do campus I da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) de Imperatriz, da solenidade de assinatura da resolução que dispõe sobre o Ingresso Qualificado de estudantes de escolas públicas e privadas do Maranhão que garante acréscimo de 20% nas notas do Enem. O ato foi assinado pela reitora da UFMA, Nair Portela.  

A mediada foi aprovada por unanimidade pelo Conselho de Ensino e Pesquisa da UFMA (Consepe) e pelo Conselho Universitário (Consun).

A resolução permite que os alunos das escolas do Maranhão tenham as chances de ingresso reforçadas com a bonificação de 20% nas notas do Enem. A ação se faz necessária dado ao grande número de aprovados de outros estados, sobretudo o curso de medicina. Em Imperatriz, menos de 20% dos alunos de medicina da UFMA são da cidade e os alunos que vêm dos outros estados, em grande número, transferem o curso antes do término, deixando vagas ociosas. 

No dia 20 de junho, a Câmara Municipal de Imperatriz sediou a primeira das três audiências públicas coordenadas pela Frente Parlamentar em Defesa da Bonificação nos cursos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Foi a maior audiência pública já realizada pela Casa, que acomodou cerca de duas mil pessoas e foi citada inclusive na resolução elaborada pelo Consepe.

O presidente José Carlos Soares declarou que a resolução da UFMA é um reconhecimento ao trabalho político de vereadores e deputados maranhenses e a realização de um anseio da comunidade estudantil do Maranhão.

“Com a bonificação, nossos estudantes agora têm muito mais chances de obterem sucesso no Enem e assim ingressarem na universidade, se tornarem profissionais e prestarem seus serviços em seu estado. É momento histórico para a educação do Maranhão”, reforçou.

O deputado Marco Aurélio (PCdoB), um dos grandes entusiastas da causa, disse que “vários estados do país já implantaram essa política afirmativa e hoje a UFMA, de forma muito justa, implanta no Maranhão essa medida, que vai totalmente as condições de ingresso dos estudantes do Maranhão na universidade pública”.

Presenças

 

A solenidade foi prestigiada por estudantes, professores, representantes da Uemasul, do Conselho de Ensino e Pesquisa da UFMA, presidente da Academia Imperatrizense de Letras, Raimundo Trajano, vereadores e os deputados Marco Aurélio, Antonio Pereira, Welington do Curso, Valéria Macedo e Deoclides Macedo (federal).