23/09/2015 15:21:35

Plano Diretor de Imperatriz será debatido em audiência pública ‏

A solicitação foi feita pelo vereador professor Carlos Hermes do PCdoB

Em tribuna, Carlos Hermes defende revisão do Plano Diretor Em tribuna, Carlos Hermes defende revisão do Plano Diretor. Foto: Fábio Barbosa/Assimp

O Plano Diretor é o instrumento básico para planejamento municipal e implementação da política de desenvolvimento, norteando a ação dos agentes públicos e privados. Em Imperatriz, o documento completou dez anos e é necessária a revisão, conforme, estabelece o Estatuto das Cidades.  A revisão deverá ser discutida na Câmara de Vereadores em audiência pública, solicitada pelo vereador professor Carlos Hermes (PCdoB). A data da audiência ainda será agendada.

Em pronunciamento, nessa terça-feira (22), o vereador destacou que o Plano Diretor não acompanha o crescimento urbano de Imperatriz. “O Estatuto da Cidade determina, não que apenas cada município com mais de 20 mil habitantes tenha seu plano diretor, mas, que este plano seja revisado a cada dez anos. E de fato a cidade cresceu muito nestes últimos anos e precisamos acompanhar e nortear esse crescimento. Para isso, nós temos a urgência de reavaliar, rever, rediscutir o Plano Diretor”. 

Hermes destacou ainda a importância da participação de várias representações da sociedade para discutir o assunto. “Vamos chamar os órgãos competentes e a sociedade civil para rediscutirmos esse documento. Não apenas discutir, mas, elaborar ações para o plano diretor, porque isso é essencial para ordenamento e desenvolvimento da cidade. Estamos crescendo ‘às escuras’, sem saber para onde vamos, sem definir metas, sem orientações tanto para o crescimento quanto para outros pontos definidos pelo documento”. 

Fonte: Paula de Társsia