16/10/2014 17:53:54

Câmara Municipal aprova mais três títulos de “Cidadão Imperatrizense”‏

Uma das homenageadas é a professora Francisca da Conceição Dominices

Câmara aprova títulos de “Cidadão Imperatrizense” Câmara aprova títulos de “Cidadão Imperatrizense”. Foto: Fábio Barbosa/Assimp

Imperatriz – Em única discussão e votação na sessão desta quinta-feira (16) o legislativo aprovou três Projetos de Decreto que outorgam títulos de Cidadão Imperatrizense. Um deles homenageia a professora Francisca Maria da Conceição e Silva Dominices e foi aprovado por unanimidade.

A professora Francisca Dominices é natural de Iguatu (CE) e veio para Imperatriz aos nove anos de idade. Depois de lutar contra um câncer e fazer o tratamento fora da cidade, começou uma batalha incansável com o objetivo de trazer os serviços de oncologia para Imperatriz. Francisca percorreu durante dois anos as escolas recolhendo assinaturas.

 A autora do projeto, vereadora Edneusa Caetana Frazão (PSDB) justificou sua indicação, enaltecendo o trabalho realizado por Francisca.

 “Hoje em Imperatriz, mesmo com dificuldades, porque ainda falta a complementação de todo o tratamento, os pacientes de câncer já tem como fazer o tratamento na cidade, graças à luta dela.”

O vereador Carlos Hermes Ferreira da Cruz (PC do B) foi uma das testemunhas dessa luta e falou da sua satisfação em conceder o título a uma pessoa de tamanha idoneidade moral,

“Em 99, fui recebida na sede da União Municipal dos Estudantes por uma senhora, que andava nas escolas de Imperatriz recolhendo assinaturas, para que a entidade reforçasse sua luta nas escolas. Eu não tinha conhecimento da dimensão do câncer em Imperatriz e a importância daquela luta. Francisca Dominices é uma pessoa que tem idoneidade moral pra receber esse título, uma pessoa respeitada, que tem uma luta reconhecida”.

A outra indicação, também da vereadora Caetana Frazão, para o senhor Francisco de Assis Chaves Dias foi aprovada por unanimidade.

A indicação do título de Cidadão Imperatrizense, ao senhor Damião Benício dos Santos, de autoria do vereador João Francisco Silva (PRB), teve seis votos contra e oito a favor.

Votaram contra a indicação, os vereadores: Hamilton Miranda (PSD), Esmerahdson De Pinho (PSDB), Carlos Hermes Ferreira da Cruz (PC do B), Edneusa Caetana Frazão (PSDB), Aurélio Gomes da Silva (PT) e José Carneiro do Santos (PSDB). 

Fonte: Mari Marconccine