03/09/2014 19:42:36

Câmara Municipal outorga título de Cidadão Imperatrizense ‏

O mais novo cidadão imperatrizense é o superintendente da Defesa Civil Francisco das Chagas Silva

Vereador Buzuca homenageia Francisco das Chagas, o “Chico Planalto” com título de Cidadão Imperatriz Vereador Buzuca homenageia Francisco das Chagas, o “Chico Planalto” com título de Cidadão Imperatriz. Foto: Fábio Barbosa/Assimp

Imperatriz - O Projeto de Lei nº 5 de autoria do vereador José Carneiro dos Santos, Buzuca (PSDB) que outorga o título de Cidadão Imperatrizense ao senhor Francisco das Chagas Silva, conhecido como Chico Planalto, foi votado e aprovado por unanimidade durante a sessão desta quarta-feira (03).

Natural da cidade de Altos no Piauí, casado e pai de quatro filhos, Francisco das Chagas chegou à Imperatriz em 1989.

Aqui, trabalhou como servente de pedreiro, lavador de peças de carros, cobrador de ônibus, foi assessor na Câmara Municipal, assessor de gabinete da Secretaria de Saúde, coordenador do centro de Saúde Três Poderes, diretor do Posto de Saúde Planalto e coordenador da central 192. Já foi candidato a vereador por duas vezes e há seis anos exerce a função de superintendente municipal de Proteção e Defesa Civil.

Em 1994 foi aclamado o primeiro presidente da Associação de Moradores da Comunidade Planalto e reeleito por quatro mandatos consecutivos.  Participante ativo de muitos movimentos em prol do bairro, o piauiense Francisco ficou conhecido em Imperatriz como Chico Planalto.

O vereador José Carneiro dos Santos, Buzuca (PSDB), justificou seu projeto falando dos relevantes serviços prestados na cidade pelo homenageado.

“Como líder comunitário do Conjunto Planalto ele conseguiu benefícios para o bairro, uma escola e um ginásio esportivo. Coisa que a gente luta e não consegue conquistar. Hoje faz trabalho um excelente à frente da defesa civil e lida com muitas pessoas. Merece nosso reconhecimento e homenagem.” 

Indicações - Os vereadores votaram e aprovaram ainda três indicações: a instalação de sinalização em regime de urgência na Rua Alagoas, com a regulamentação de veículos de qualquer porte e natureza em um dos lados da via, no trecho compreendido entre a Rua Tamandaré e BR 010, bairro Mercadinho, de autoria do vereador José Rodrigues da Silva, o Zé da Farmácia (PTB); a colocação de redutores de velocidade no cruzamento das ruas Sálvio Dino e 3 de Junho, no Bairro Vila Lobão, de autoria do vereador Carlos Hermes Ferreira da Cruz (PC do B) e a perfuração de um poço artesiano no Povoado Riacho do Meio, solicitada pelo vereador Francisco Rodrigues da Costa (PR). 

Fonte: Mari Marconccine