21/05/2014 19:46:47

Vereador Chiquim da Diferro solicita descentralização nos postos de saúde‏

A instalação de internet nas unidades de saúde dos povoados facilitaria o atendimento à população

Vereador solicita interernet para povoados Vereador solicita interernet para povoados. Foto: Fábio Barbosa

Imperatriz - A solicitação de internet para os postos de saúde dos povoados Centro Novo e Lagoa Verde foi uma das indicações apresentadas em plenário, na sessão desta quarta-feira (21) através do vereador Francisco Rodrigues da Costa, Chiquim da Diferro (PR). 

A internet facilitaria a emissão do cartão nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), que é um instrumento que possibilita o acesso do cidadão aos procedimentos de saúde. Para isso é necessário fazer um cadastro, onde se recebe um número nacional de identificação. O cadastro permite ainda a construção de um banco de dados para diagnóstico, avaliação, planejamento e programação das ações de saúde.  

“Na verdade, a palavra correta é descentralizar o atendimento. Essa reivindicação é da comunidade e também da médica que faz atendimento nos dois postos de saúde, de Centro Novo e Lagoa Verde. Se você tem já tem o cartão e tiver internet, resolve o problema. E se precisa tirar não é obrigado a vir no posto de Saúde dos Três Poderes”. Afirmou o vereador Chiquim da Diferro. 

O vereador Esmerahdson de Pinho (PSDB) concordou que além de facilitar a emissão do cartão SUS, “a partir do momento em que a unidade de saúde passa a ter acesso ao sistema é possível também fazer a marcação dos procedimentos, sem precisar se deslocar ao centro da cidade”. Segundo ele, hoje os postos que fazem essa marcação são as unidades de saúde dos bairros: Três Poderes, Nova Imperatriz, Vilanova, Vila Cafeteira, Vila Lobão, Bacuri, Milton Lopes e Camaçari. 

Sobre o assunto o vereador Richard Wagner (DEM) informou que já fez um abaixo- assinado com os moradores do Centro Novo solicitando a construção de mais três salas no posto de saúde do povoado e também a instalação de internet. 

“Essa é uma preocupação também em relação às outras regiões mais distantes do Centro de Saúde Três Poderes. Ano passado pedi a instalação de serviços de internet para a unidade de saúde do conjunto Nova Vitória. Todos os postos que possuem o serviço estão praticamente concentrados no centro da cidade. É preciso que se descentralize para os bairros mais distantes e a zona rural”. Falou o vereador Enoc Lima Serafim (PDT). 

A vereadora Caetana Frazão (PSDB) afirmou que na Vila Cafeteira, o serviço de internet no posto de saúde melhorou demais a vida dos moradores. “Lá se faz atendimento dos moradores da Vila Machado, Vila Zenira e Vila Esmeralda, facilitando a vida do povo. O que ta faltando agora é um laboratório para melhorar ainda mais”. Terezinha Santos (PSDB) concordou com a colega sobre a importância de um laboratório para atender aos moradores da região. 

A indicação que solicita a instalação de internet ao prefeito Sebastião Madeira e à secretária de Saúde Conceição de Maria Soares, foi subscrita pelos vereadores Esmerahdson de Pinho (PSDB), Richard Wagner Mercedes (DEM), José Carneiro dos Santos, Buzuca (PSDB), Enoc Lima Serafim (PDT), Caetana Frazão (PSDB) e Terezinha Oliveira Santos (PSDB). 

Fonte: Mari Marconccine