Câmara Municipal de Imperatriz paga antecipadamente a segunda parcela do 13º salário a seus servidores‏


Post

Data: 10/11/2020 | Fonte: Sidney Rodrigues - ASSIMP | Fotografo: Sidney Rodrigues

Nesta terça 10 de novembro, a Câmara Municipal de Imperatriz antecipou e efetuou o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário aos seus servidores. Por lei, as empresas e órgãos públicos têm até dezembro para efetuar o pagamento. O adiantamento além de reforçar o orçamento dos colaboradores, desafoga a folha do final do ano e ajuda a movimentar a economia.

            Um compromisso assumido pelo presidente José Carlos Soares e pela atual Mesa Diretora que foi valorizar e melhorar a qualidade de vida dos funcionários, o que demonstra o grande esforço de colocar sempre os servidores como peça principal do legislativo imperatrizense.

            “Diferente da prefeitura, que não pagou nem a primeira parcela do décimo dos servidores, estamos efetuando hoje o pagamento dessa gratificação para todos os funcionários da Câmara. Entrei e assumi um compromisso que está sendo cumprido religiosamente com os nossos colaboradores”, disse o presidente. 

            A segunda parcela do décimo terceiro deveria ser paga em dezembro, antes do Natal, mas foi antecipada para o dia de hoje. 

Gratificação de Natal

Conhecida como décimo terceiro salário, a gratificação de Natal é um direito garantido pelo artigo 7º da Constituição Federal de 1988 e garante que o trabalhador receba o correspondente a 1/12 (um doze avos) da remuneração por mês trabalhado. Ou seja, consiste no pagamento de um salário extra ao trabalhador no final de cada ano.

Deve ser paga em duas parcelas. O regime jurídico único dos servidores do município determina que a primeira seja paga entre o dia 1º de fevereiro até o dia 30 de novembro. Já a segunda parcela deve ser paga até o dia 20 de dezembro, tendo como base de cálculo o salário de dezembro menos o valor adiantado na primeira parcela.