Por unanimidade Câmara aprova projeto que legaliza os táxis lotação em Imperatriz‏


Post

Data: 19/02/2020 | Fonte: Sidney Rodrigues - ASSIMP | Fotografo: Sidney Rodrigues

Nesta quarta-feira (19), foram aprovados pela Câmara Municipal, os projetos de lei 002/2020 e 003/2020 de autoria do executivo, que regulamentam os serviços de Táxi complementar (lotação), Vans e micro-ônibus de transporte alternativo no município de Imperatriz. Com isso a população irá ganhar um serviço regularizado e melhor fiscalizado.

A justificativa da prefeitura sobre o projeto é que com a legalização dos transportes por APPs, os taxistas perderam espaço, preço e facilidade de atendimento, graças a mobilidade e facilidade dos aplicativos. A categoria buscou apoio dos poderes públicos, que tentando ajudar os taxistas e motoristas de vans para que estes possam aumentar suas viagens e complementarem o transporte público coletivo. Melhorar a mobilidade urbana, amenizar a problemática do transporte em Imperatriz e reduzir o uso individual de automóveis, diminuindo os congestionamentos. Também procura ampliar a participação dos taxistas, aumentando seus ganhos de forma justa e proporcional.

A maioria dos vereadores foi totalmente a favor daquilo que for para beneficiar os taxistas, mas causou estranheza de alguns, pois anteriormente a mesma matéria foi votada pela Câmara e vetada pelo executivo. Agora em ano eleitoral, volta como de iniciativa da própria prefeitura e alguns pontos foram questionados.  Bebé Taxista usou a Tribuna para convencer os parlamentares indecisos, para que estes votassem em favor do projeto que regulariza o serviço após 20 anos de muita luta.

O vereador garantiu ter a maior legitimidade para isso, pois sabe de todas as necessidades, faz parte da classe e foi perseguido por causa dela. Admitiu que Assis foi o que menos perseguiu os taxistas, mas não é confiável. “Agora o prefeito manda esse projeto por que despencou nas pesquisas e eu não o acompanho pois para mim é um governo falido. Estou aqui para defender os profissionais do volante, não a gestão. A câmara já derrubou a área azul e ele tenta novamente fazer um novo decreto. Barrou na justiça a criação da CPI e as emendas impositivas. Antes era contra e agora manda o projeto para esta casa, então peço a todos que votem a favor, mas não é pelo prefeito, pois não é honesto no que diz. Estamos fazendo isso pelo povo. O prefeito se enganou, e sem querer fez um bem para Imperatriz”, disse.

Os dois projetos foram colocados em votação e aprovados por unanimidade com votação aberta e qualificada. Os que eram contra deram suas justificativas para mudança de voto, sempre voltadas para a necessidade da população.

Ao final o presidente José Carlos disse que os taxistas podem ficar tranquilos, pois a partir de 2021 haverá um prefeito, que gosta de gente e que sabe cuidar de gente. Garantiu total apoio e decretou os projetos aprovados, fato muito comemorado pelos taxistas e motoristas presentes nas galerias.