09/05/2014 22:01:48

Encontro reúne membros do Conselho Regional de Administração, empresários e acadêmicos em Imperatriz‏

A reunião teve os objetivos de promover o fortalecimento da classe e de discutir o papel do administrador na sociedade

Administradores realizam encontro em Imperatriz Administradores realizam encontro em Imperatriz. Foto: Fábio Barbosa/Assimp

Imperatriz - Membros do Conselho Regional de Administração do Maranhão (CRA-MA), vereadores, professores, acadêmicos e demais representantes das áreas administrativa e empresarial estiveram reunidos no plenário da Câmara Municipal de Imperatriz, na sexta-feira (9). Um dos objetivos do encontro foi o de promover o fortalecimento da classe e discutir sobre os problemas enfrentados pela categoria, dentre eles a valorização do papel do administrador na sociedade.  

O curso de administração de empresas está entre os mais concorridos nas diversas instituições superiores da cidade, sendo uma pública e cinco privadas, segundo informações do professor da área e vereador Esmerahdson de Pinho, que abriu o evento:  

“Estamos vivendo um momento de pleno emprego, grandes oportunidades. Existe sim espaço pro administrador. Antes de tudo é preciso vocação, se identificar com a função do administrador que é o de gerenciar. Há uma demanda grande, nas empresas e na docência, que também é um grande filão. Mas é preciso se qualificar para o mercado”.

O diretor de fiscalização do órgão Ricardo Carreira disse que os eventos organizados pelo conselho, por várias cidades do Maranhão, são formas de mostrar ao empresariado a importância do administrador na empresa:  

“O administrador é uma figura que pode mudar a lucratividade de uma organização, diminuir seus custos, aumentar a sua participação no mercado. Estamos mostrando para o empresário a importância desse profissional, que vai fazer a diferença na empresa dele, mas precisamos, antes de tudo, sairmos da inércia em que nos encontramos”. 

Projeto de lei – Existe um projeto de lei tramitando no congresso, desde 2004 e que só este ano voltou a ser discutido. Nele se regulamenta a criação do cargo de administrador público municipal, conforme informações do diretor de fiscalização do CRA-MA e que será votado ainda este mês.

 

“Caso seja aprovado, obrigatoriamente os mais de cinco mil municípios do país terão que oferecer em seus quadros permanentes profissionais de administração e não necessariamente um. Existe então uma perspectiva de 60 mil empregos para administradores, para gestores públicos. Se Deus quiser e com a nossa luta, o projeto vai virar lei ainda este ano e a gente tem aí uma perspectiva maravilhosa de mudança”. 

Fonte: Mari Marconccine